31 de mar. de 2011

Frases antológicas: Isaac Newton

Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.

Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

Em uma pesquisa promovida pela instituição Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.




Frases:

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

"Eu não sei como eu posso parecer ao mundo, mas para mim, eu pareço ser apenas como uma criança brincando na beira do mar, divertindo-me e encontrando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita do que o ordinário, enquanto o grande oceano da verdade permanece todo coberto diante de mim."

"Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

"Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade."

"A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito".

"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."

"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

"A Filosofia é uma dama tão impertinente e trapaceira que se envolver em processo significa a mesma coisa que ter qualquer tipo de negócio com ela."

"Construímos muros demais e pontes de menos."

"Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo."

"Virtude sem caridade não passa de nome."

"A unidade é a variedade,e a variedade na unidade é a lei suprema do universo."

"A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte."

"Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida."

"O tempo é uma ilusão produzida pelos nossos estados de consciência à medida em que caminhamos através da duração eterna."

30 de mar. de 2011

Carros usados que desvalorizam mais

Hoje, ao comprar um carros, muitos consumidores pensam no possível valor de revenda do mesmo, algum tempo depois. Todos os modelos se desvalorizam, mas alguns desvalorizam mais enquanto outros desvalorizam menos.

Dando sequência aos posts que tratam da desvalorização dos carros usados, hoje apontaremos os modelos que mais se desvalorizam.





Os dados foram obtidos na revista Quatro Rodas (Fev/2011)

Modelo - Percentual médio de desvalorização

Citroen C4 Pallas GLX 2.0 - 20,6%
Hyundai Tucson GLS 4x2 2.0 - 19,6%
Ford Fusion SEL 2.5 - 19,5%
VW Jetta 2.5 - 19,5%
Citroen Xsara Picasso Exclusive 2.0 - 19,2%
Ford F-250 CD XLT 4x4 - 19,2%
Peugeot 307 Sedan Presence 1.6 - 19,2%
Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 - 19,0%
Ford Fusion SEL V6 - 19,0%
Ford F-250 CS XL - 18,6%

Entre os carros pesquisados, o que possui o maior índice de desvalorização é o Citroen C4 Pallas, GLX 2.0. Chama a atenção a presença da Ford em 4 dos 10 modelos que mais se desvalorizam.

29 de mar. de 2011

Carros usados que desvalorizam menos

Hoje, ao comprar um carros, muitos consumidores pensam no possível valor de revenda do mesmo, algum tempo depois. Todos os modelos se desvalorizam, mas alguns desvalorizam mais enquanto outros desvalorizam menos. Apresentaremos dois posts falando do assunto. O primeiro é este, que aponta os modelos que menos se desvalorizam.





Os dados foram obtidos na revista Quatro Rodas (Fev/2011)

Modelo - Percentual médio de desvalorização

Fiat Palio Economy Fire 1.0 - 10,7%
Fiat Mille Economy 1.0 - 11,0%
VW Gol G5 1.0 - 12,0%
Fiat Strada CD Working 1.4 - 12,0%
Fiat Palio ELX 1.4 - 12,0%
Fiat Strada CE Adventure 1.8 - 12,4%
Fiat Strada CD Trekking 1.4 - 12,4%
VW Gol Power 1.6 - 12,5%
Honda Fit 1.4 LX - 12,5%
Ford EcoSport XLT 1.6 FreeStyle - 12,5%

Como podemos ver, o carro usado que menos se desvaloriza em uma eventual revenda é o Fiat Palio Economy Fire 1.0. Aliás, é de chamar a atenção que na lista, entre os 10 modelos que menos se desvalorizam, 6 são da Fiat.

28 de mar. de 2011

Músicas da semana - 28/03 a 03/04




1 - Muito Estranho

Artista: Dalto
Álbum: Muito Estranho
Ano: 1982




2 - Black Magic Woman

Artista: Santana
Álbum: Abraxas
Ano: 1970




3 - What I Got

Artista: Sublime
Álbum: Sublime
Ano: 1996




4 - Pavão Mysteriozo

Artista: Ednardo
Álbum: O Romance do Pavão Mysteriozo
Ano: 1974




5 - Simca Chambord

Artista: Camisa de Vênus
Álbum: Correndo o Risco
Ano: 1986

24 de mar. de 2011

Frases antológicas: Richard Bach

Richard Bach é um escritor estadunidense. A principal ocupação de Bach foi como piloto reserva da Força Aérea e praticamente todos os seus livros envolvem o vôo de certa maneira, desde suas primeiras histórias sobre voar em aeronaves até suas últimas onde o vôo é uma complexa metáfora filosófica.

Bach alcançou enorme sucesso com Fernão Capelo Gaivota, sucesso este não igualado por seus livros posteriores; entretanto, seu trabalho continua popular entre os leitores.

Frases:

"Aprender é descobrir aquilo que você já se sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores."

"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto."

"Nunca se alcança um desejo sem receber ao mesmo tempo, os meios de realizá-lo."

"O laço que une sua família verdadeira não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro. Raramente os membros de uma família se criam sob o mesmo teto."

"Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender."

"O que você faria se não tivesse medo?"

"Coisas ruins não são o pior que nos pode acontecer. O que de pior nos pode acontecer é o nada."

"Qualquer idéia poderosa é de todo fascinante e de todo inútil até resolvermos usá-la."

"Seriamos os mesmos se soubessemos o que nos espera para lá do espaço e do tempo?"

"E no meio do Aqui e Agora, não acha que podemos nos encontrar de vez em quando?"

"O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Não é a realidade, embora você possa exprimir a realidade ali, se quiser. Você também tem a liberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas."

"Os seus amigos o conhecerão melhor no primeiro minuto que se conhecerem do que os seus conhecidos o conhecerão em mil anos."

"A marca de sua ignorância é a profundidade da sua crença na injustiça e na tragédia. O que a lagarta chama de fim de mundo, o mestre chama de borboleta."

"Nunca dê as costas a um possível futuro sem antes ter certeza de que não tem nada a aprender com ele."

"Quando você chega ao limite de toda luz que você conhece, e está a ponto de dar um passo na escuridão. Fé é saber que uma dessas coisas vai acontecer: vai haver chão, ou você vai ser ensinado a voar."

23 de mar. de 2011

Museo Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma das grandes artistas de sua época. Sua obra causa fascínio ainda entre os dias de hoje. Um museu foi construído em sua homenagem na Cidade do México. Chamado "Museo Frida Kahlo", é carinhosamente conhecido como "Casa Azul".

Se você tem vontade de conhecer o Museu mas não pode ir até o México, uma saída é a visita virtual que o site do museu permite. Acesse o link e percorra os corredores, cômodos e pátios desse lugar super interessante.

21 de mar. de 2011

Músicas da semana - 21/03 a 27/03



1 - Boys Don't Cry

Artista: The Cure
Álbum: Three Imaginary Boys
Ano: 1979




2 - Oye Mi Amor

Artista: Maná
Álbum: Dónde Jugaram Los Niños?
Ano: 1992




3 - Don't You (Forget About Me)

Artista: Simple Minds
Álbum: The Breakfest Club
Ano: 1985




4 - Sonífera Ilha

Artista: Titãs
Álbum: Titãs
Ano: 1984




5 - Jailbreak

Artista: AC/DC
Álbum: '74 Jailbreak
Ano: 1984

18 de mar. de 2011

Dia de São Patrício

Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, aos dezesseis anos Patrício foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho.

Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Mas algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda Pós-Era Glacial não era habitada por serpentes.

Ontem, dia 17/3, foi comemorado o Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day), em várias partes do mundo (além da Irlanda) como Inglaterra e Estados Unidos. O dia é celebrado com uma festa onde as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva regada a muita cerveja, comida e músicas irlandesas.

Aos poucos a festa começa a chegar também ao Brasil sendo celebrada em algumas cidades.

Em Belo Horizonte o St. Patrick’s Day teve sua primeira comemoração no ano de 2007. O Belo Horizonte Rugby Clube (BH Rugby), que dentre seus atletas possui pessoas de todo o mundo, inclusive britânicos, decidiu celebrar essa tradicional festa, uma vez que o rugby, a Irlanda e o St. Patrick’s Day estão diretamente relacionados. O local escolhido foi o Frei Tuck Slow Beer, bar que já vinha acolhendo alguns eventos do clube, e que é referência em cervejas especiais na capital.

A parceria se firmou e desde então BH Rugby e Frei Tuck se juntam para organizar o que hoje é o maior evento de St. Patrick’s Day no Brasil. Agora em 2011 a festa se repete, e como nos outros anos, o público terá entrada livre e poderá circular no espaço aberto do evento.

17 de mar. de 2011

Frases antológicas: Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer foi um filósofo alemão do século XIX. Seu pensamento é caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Sua obra principal é "O mundo como vontade e representação", embora o seu livro "Parerga e Paralipomena" seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão.


Frases:

"A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos."

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência."

"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."

"As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo."

"A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais."

"Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre."

"O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele."

"A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente."

"Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia."

"Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos."

"Ninguém é realmente digno de inveja, e tantos são dignos de lástima!"

"Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de atos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno."

"O amor é a compensação da morte."

"As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar."

"Sentimos a dor mas não a sua ausência."

"Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve."

"Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte."

"O destino baralha as cartas, e nós jogamos."

"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz."

"A mulher é um efeito deslumbrante da natureza."

16 de mar. de 2011

"Quem foi esta cidade?" - João Pessoa

Viajando pelo país, volta e meia nos deparamos com alguma cidade que ostenta o nome de uma pessoa. Os exemplos são vários, mesmo se descartarmos os nomes de santos como São Paulo, Santo André e Santa Bárbara.

Um pergunta que poucos se fazem é sobre quem foi a pessoa que mereceu ter seu nome dado a uma cidade. Por curiosidade própria, compartilho essas informações com vocês a partir deste post. Vez por outra aparecerão por aqui informações como estas. Começaremos por João Pessoa, capital da Paraíba.

Afinal quem foi João Pessoa?

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Umbuzeiro (PB) no dia 24 de janeiro de 1878.

Sobrinho do ex-presidente da República Epitácio Pessoa, graduou-se como bacharel em Direito na Faculdade de Direito do Recife em 1904. Foi Ministro civil do Superior Tribunal Militar, do qual aposentou para se candidatar a Presidente do estado da Paraíba.

Quando ainda presidente do estado da Paraíba e já candidato a vice-presidente da República, foi assassinado, no centro de Recife, mais precisamente na rua da Palma, por João Duarte Dantas, seu adversário político, jornalista, cuja residência fora invadida por elementos da polícia, supostamente a mando de João Pessoa, que culminou com a publicação nos jornais da capital do estado de cartas íntimas trocadas com a professora Anaíde Beiriz.

Em seu governo (1928-1930) promoveu uma reforma na estrutura político-administrativa do estado e, para enfrentar as dificuldades financeiras, instituiu a tributação sobre o comércio realizado entre o interior paraibano e o porto de Recife, até então livre de impostos. Essa medida contribuiu para o saneamento financeiro do estado, mas gerou grande descontentamento entre os fazendeiros do interior, como o coronel José Pereira Lima, chefe político do município de São José de Princesa e com forte influência sobre a política estadual (João Dantas era seu aliado).

O seu legado histórico desperta certa polêmica. Os defensores de João Pessoa alegam que ele foi um combatente das oligarquias locais e se contrapunha a interesses de grupos tradicionais, embora ele mesmo proviesse de família de oligarcas.

A cidade de João Pessoa é assim denominada em sua memória. Antes chamada Paraíba (mesmo nome do Estado) a capital teve o seu nome alterado, logo após o assassinato de João Pessoa, episódio considerado o estopim da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Naquele período, foram perseguidos e mortos muitos opositores do grupo político de que Pessoa fazia parte.

A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar", remetendo à não-aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís. Além disso a bandeira foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa. Para muitos, o vermelho significa sangue derivado da violência da morte de João Pessoa e o preto o luto por isso.

15 de mar. de 2011

Gran Turismo em São Paulo

No sábado, dia 11 de dezembro de 2010, os carros do game Gran Turismo 5 invadiram São Paulo. Sete dos principais carros da série Gran Turismo tomaram conta da cidade e foram vistos por pontos da Avenida Juscelino Kubitschek, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Paulista e dos bairros do Itaim, Vila Madalena e Vila Olímpia. A ação fez parte do lançamento do game Gran Turismo 5.

O Mercedes-Benz SLS AMG foi o primeiro a chegar, seguido por carros que povoam os sonhos de muitos mortais. Um após o outro, Lamborghini Gallardo, Nissan GT-R, Ferrari 360 Modena, Mitsubishi Lancer Evolution X, BMW M3, Subaru Impreza, BMW Z4, Maserati Spyder e Mini Cooper S se juntaram à festa. Quem passava pelo local fez questão de registrar o momento com celulares e câmeras digitais em punho. No trânsito, motoristas reduziam a velocidade e até se distraíam ao volante apenas para ver os carros mais de perto.

Se você não viu, veja agora esta bela ação promocional.

14 de mar. de 2011

Músicas da semana - 14/03 a 20/03




1 - Enjoy the Silence


Artista: Depeche Mode
Álbum: Violator
Ano: 1990




2 - War Pigs

Artista: Black Sabbath
Álbum: Paranoid
Ano: 197o




3 - River Deep, Mountain High

Artista: Tina Turner
Álbum: River Deep, Moutain High
Ano: 1966




4 - All That She Wants

Artista: Ace of Base
Álbum: Happy Nation
Ano: 1993




5 - The Death & Resurection Show

Artista: Killing Joke
Álbum: Killing Joke
Ano: 2003

10 de mar. de 2011

Frases antológicas: Ernest Hemingway

Ernest Miller Hemingway foi um escritor norte-americano. Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola e a experiência inspirou uma de suas maiores obras, Por Quem os Sinos Dobram. Além desta publicou também "O Velho e o Mar" e "Paris é uma Festa", dentre outras.


Frases:

"Não importa quão necessária ou justificável seja uma guerra, ela será sempre um crime."

"Somos todos aprendizes duma arte que nunca ninguém se torna mestre."

"Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve."

"Eu amo o sono. A minha vida tem tendência a tornar-se distante quando estou acordado, sabe?"

"A felicidade, em pessoas inteligentes, é das coisas mais raras que conheço."

“A primeira panaceia de uma nação mal governada é a inflação monetária; a segunda é a guerra. Ambas trazem uma prosperidade temporária; ambas trazem uma ruína permanente. Ambas são o refúgio de políticos e economistas oportunistas”

"Mesmo quando estava entre a multidão, estava sempre sozinho."

"O primeiro esboço de qualquer coisa é sempre uma merda."

"Toda a minha vida olhei para as palavras como se as estivesse a ver pela primeira vez."

"O meu objectivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira."

"Quando algumas pessoas ouvem um eco pensam que deram origem ao som."

"Todos os livros bons têm uma coisa em comum - são mais verdadeiros do que se acontecerem realmente."

"Se duas pessoas se amam uma à outra, não pode haver final feliz."

"Sei que a noite não é o mesmo que o dia, que todas as coisas são diferentes, que as coisas da noite não podem ser explicadas no dia, e a noite pode ser um péssimo momento para as pessoas sozinhas, uma vez que a sua solidão já começou."

"O mundo é um belo lugar e vale a pena lutar por ele e eu detesto muito deixá-lo."

"Todo o homem termina a vida da mesma forma. Trata-se apenas pelos detalhes de como ele viveu e morreu para distinguir um homem de outro."

"Sei apenas que o que é moral é o que faz depois você se sentir bem e o que é imoral é o que faz você se sentir mal."

"Nunca escreva sobre um lugar até que você esteja longe a partir dele, porque isso lhe dá a perspectiva."

"Nunca confunda movimento com acção."

"Faça sempre lúcido o que você disse que faria bêbado. Isso o ensinará a manter sua boca fechada."

"A obra clássica é um livro que todo mundo admira, mas que ninguém lê."

"Conhecer um homem e conhecer o que tem dentro da cabeça, são assuntos diferentes."

"Um idealista é um homem que, partindo de que uma rosa cheira melhor do que uma couve, deduz que uma sopa de rosas teria também melhor sabor."

"O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade."

"Um homem de caráter poderá ser derrotado mas jamais destruído."

"O homem que começou a viver mais seriamente por dentro, começa a viver mais singelamente por fora."

"Para um autêntico escritor, cada livro deverá ser um novo começo com o qual tenta algo que está além do seu alcance"

"A inflação é o primeiro remédio miraculoso do Estado mal administrado. O segundo é a guerra."

"A mais estranha coisa sobre o futuro é que alguém evocará essa época como os bons velhos tempos."

"O homem nunca deve se pôr em posição de perder o que não pode se dar ao luxo de perder."

9 de mar. de 2011

Campeãs do Carnaval - Rio

Dando sequência ao post sobre as campeãs dos principais desfiles de Escolas de Samba do país, vamos conhecer agora as campeãs do carnaval carioca.

As Escolas de Samba Prazer da Serrinha, Recreio de Ramos, Vizinha Faladeira, Estácio e Viradouro possuem 1 título cada. Com dois títulos temos Unidos da Tijuca (atual campeã), Unidos da Capela e Vila Isabel.

Depois damos um salto para a Mocidade que possui 5 títulos. Mais acima temos Imperatriz Leopoldinense com 8. Salgueiro e Império Serrano possuem 9 títulos cada.

Com a medalha de bronze a Beija-Flor, campeã em 11 oportunidades. A prata fica com a Mangueira, campeã 17 vezes.

A grande campeã do carnaval carioca de todos os tempos é a Portela, com 21 títulos!

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela é uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba da cidade brasileira do Rio de Janeiro. Foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 1926, no bairro de Oswaldo Cruz. Com a criação do conceito de escola de samba, passou a integrar esta categoria, e com o tempo mudou-se de nome e de bairro, para o vizinho Madureira.

Berço de grandes compositores do samba, como Monarco, Zé Keti, Casquinha, Manacéa, Candeia, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, João Nogueira, Agepê, Noca da Portela, Colombo, Picolino, Luiz Ayrão, Chico Santana, Ary do Cavaco, Alcides Dias Lopes, Alvaiade, entre outros, e importantes instrumentistas como Jair do Cavaquinho, Jorge do Violão, a Portela tem uma participação importante na vida cultural da cidade durante todo o ano, através das apresentações de sua Velha Guarda e de sua premiada bateria, entre outras. Seu símbolo é uma águia que em todos os desfiles vem no abre alas da escola.

Sua bateria é chamada de "A Tabajara do Samba", e tem como característica principal o toque do Surdo de Terceira inventado por Sula na década de 1940, e o toque das caixas com uma rufada peculiar. Foi uma das baterias mais pesadas do carnaval carioca e contava com um grande número de surdos de Primeira, Segunda e Terceira. Nos últimos anos, a escola mudou essa característica para se adaptar ao andamento mais rápido.

Foram mestres de bateria da Portela: Mestre Betinho da fundação até 1970, Oscar Bigode em 1971 e 1972, Mestre Cinco entre 1973 e 1977, Mestre Marçal entre 1978 e 1986, Mestre Timbó na década de 1990, Mestre Paulinho de Pilares, Mestre Mug, Mestre Catanha, Mestre Marçalzinho e, desde 2006, Mestre Nilo Sérgio.

8 de mar. de 2011

Campeãs do Carnaval - São Paulo

Mais um ano de desfiles de Escolas de Samba no Rio e em São Paulo, e mais uma disputa pelo título de campeã do carnaval. Em dois posts apresentaremos as maiores campeãs do carnaval das duas cidades. Comecemos por São Paulo.

X-9 Paulista e Império da Casa Verde possuem 2 títulos cada. A Gaviões da Fiel possui 4 enquanto a Unidos do Peruche conta com 5 campeonatos. Com 7 títulos temos três escolas: Lavapés, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro (atual campeã).

A medalha de bronze dos desfiles paulistas fica com a Camisa Verde e Branco, campeã em 9 oportunidade. A prata fica com Nenê de Vila Matilde, campeã 11 vezes.

A grande campeã do carnaval paulista é a Vai-Vai, dona do título 13 vezes!

No início do século, havia no bairro do Bixiga um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, que utilizava as cores preto e branco, tinha um grupo de choro e jogava no campo do Lusitana, próximo ao cruzamento das ruas Rocha e Una, na região do Rio Saracura. Por volta de 1928, um grupo de amigos, liderados por Livinho e Benedito Sardinha, ajudava a animar os jogos e festas realizadas pelo Cai-Cai, porém eram sempre vistos como penetras e arruaceiros, sendo apelidados de modo jocoso como "a turma do Vae-Vae". Expulsos do Cai-Cai, estes criaram o "Bloco dos Esfarrapados", e paralelamente, o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.

O Vae-Vae adotou as cores preto e branco, as cores do Cai-Cai invertidas, como forma de ironizar o cordão do qual se separaram. Seu primeiro estandarte foi feito de cetim preto ornados com franjas brancas, tendo como símbolo no centro o desenho de uma Coroa com dois ramos de café e abaixo dos ramos, o nome do cordão, seguido da data de fundação.

No início da década de 70 a categoria dos cordões carnavalescos já estava decadente e todos passaram a se transformar em escolas de samba. Em 1972 a Vai-Vai torna-se oficialmente uma escola de samba, com a nomenclatura Grêmio Recreativo Cultural e Escola de samba Vai-Vai, estreando logo no Grupo Especial.

7 de mar. de 2011

Músicas da semana - 07/03 a 13/03




1 - Taj Mahal

Artista: Jorge Benjor
Álbum:África Brasil
Ano: 1976




2 - Frevo Mulher

Artista: Zé Ramalho
Álbum: A Peleja do Diabo com o Dono do Céu
Ano: 1972




3 - Besta É Tu

Artista: Novos Baianos
Álbum: Acabou Chorare
Ano: 1972




4 - Atrás do Trio Elétrico

Artista: Caetano Veloso
Álbum: Caetano Veloso
Ano: 1969




5 - Aquarela Brasileira

Artista: Vários
Álbum: Casa de Samba 2
Ano: 2002

4 de mar. de 2011

Rádio Camaducaia

Você já teve a oportunidade de ouvir uma emissora de rádio de alguma cidadezinha perdida pelo interior do país? A oportunidade de ouvir aqueles anúncios do comércio que apresentam serviços e produtos com uma característica completamente diferente dos anúncios veiculados nas grandes rádios? Se a resposta foi não, você tem que ouvir a Rádio Camanducaia. Se a resposta foi sim, ouça também!

Odayr Baptista, locutor e radialista natural de Poços de Caldas, é um piadista nato. Foi graças a essa característica que um dia ele começou a dizer slogans e textos de uma emissora de rádio imaginária que ele identificava como "Rádio Difusora de Camanducaia". O nome lhe fora sugerido pela inscrição em um caminhão que transportava "Água Camanducaia", nas proximidades de Campinas.

Fazendo a voz empostada do locutor-personagem "Alberto Jr.", Odayr entrou no Show do Rádio, na rede Jovem Pan, representando uma emissora sintonizada acidentalmente pelos personagens. O programa fez enorme sucesso durante a década de 70.

Hoje é possível ouvir alguns dos famosos slogans criados por Odayr. Basta entrar no site da Rádio Camanducaia e ir clicando nas casinhas do lugar.

3 de mar. de 2011

Frases antológicas: Benjamin Franklin

Benjamin Franklin foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor, enxadrista e um dos líderes da Revolução Americana.


Frases:

"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança".

"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim."

"Deus cura e o médico apresenta a conta."

"O orgulho que se alimenta da vaidade termina em desprezo."

"Seja lento na escolha de um amigo, e mais lento na mudança."

melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.

"Aquele que persegue duas coisas de uma só vez não alcança uma delas e deixa a outra escapar."

"Se a paixão conduz, deixe a razão segurar as rédeas."

"Quando estou ocupado em servir os outros, não olho para mim mesmo como um prestador de favores, mas como um pagador de dívidas."

"Nunca deixe para amanhã o que alguém pode fazer hoje."

"Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos."

"As crianças e os loucos imaginam que vinte anos ou vinte moedas não acabam nunca."

"Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."

"Um bom exemplo é o melhor sermão."

"Antes do casamento, os olhos devem estar bem abertos; depois do casamento, semi-cerrados".

"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria".

"Você pode adiar, mas o tempo não posterga."

"Enganado só é quem confia."

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença."

"O teu êxito depende muitas vezes do êxito das pessoas que te rodeiam."

2 de mar. de 2011

Calçada da Fama de Hollywood

Passada a semana do Oscar, dessa vez não comentaremos sobre os ganhadores, até porque entre os selecionados para melhor filme, até o momento, só assisti A Rede Social. Ainda preciso conseguir um tempo para ver os elogiados Cisne Negro, Bravura Indômita, O Discurso do Rei, O Vencedor e até mesmo Toy Story 3.

Sendo assim, vamos falar de outro "personagem" que movimenta Hollywood durante todo o ano, sendo parada obrigatória para pedestres de todo o mundo.

Hollywood Walk of Fame, conhecido em português como Calçada da Fama é uma calçada ao longo das ruas Hollywood Boulevard e Vine Street em Hollywood, Califórnia, Estados Unidos, constituído por mais de 2 000 lajes com estrelas, fazendo menção a celebridades honradas pela Câmara do Comércio de Hollywood pelas suas contribuições para a indústria do entretenimento.

O comitê se reúne uma vez por ano - geralmente em junho - e escolhe, entre 200 a 300 sugestões, cerca de 20 personalidades que recebem suas estrelas no chão de Hollywood todo ano.

A calçada da fama possui 5,6 km. Cada estrela é rosa, feita de um mármore chamado terrazo e com um escudo de bronze com o nome do homenageado e uma figura relacionada a sua área:

Indústria cinematográfica






Indústria televisiva






Indústria da música






Indústria de radiodifusão






Indústria de teatro






Curiosidades:

- Há exceções para os símbolos usados para designar os contemplados: a estrela da Disneylândia tem um castelo; a do prefeito honarário de Hollywood, Johnny Grant, tem o Grande Selo de Hollywood; a do ex-prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, tem o selo da cidade; e quatro luas com os nomes dos astronautas da Apollo 11 estão no cruzamento da Hollywood com Vine.

- Só uma estrela não está na calçada, a de Muhammad Ali, que não queria que ninguém andasse em cima dela e está afixada na parede do Kodak Theatre.

- A atriz Joanne Woodward foi a primeira personalidade contemplada com uma estrela na calçada da fama, inaugurando o espaço em 9 de fevereiro de 1960.

- A cadela Lassie e o cão Rin Tin Tin foram homenageados por sua dedicação ao cinema.

- Pernalonga foi homenageado com uma estrela em 1985. Depois disso a calçada abriu espaço para o Pato Donald, Mickey Mouse e Pica-Pau.

- Godzilla ganhou uma estrela em 2004, ocasião do 50º aniversário do personagem.

- Gene Autry é a celebridade com o maior número de estrelas na calçada da fama, tendo sido homenageado em cinco ocasiões por seu trabalho no cinema, teatro, TV, rádio e indústria fonográfica

Qualquer pessoa pode indicar uma personalidade para a calçada: basta entrar no endereço hollywoodchamber.com, preencher um formulário e mandar sua sugestão.

Se quiser, acesse o Hollywood Walk of Fame Star Generator e crie sua própria estrela.

1 de mar. de 2011

Desenhos clássicos de Mickey Mouse

O personagem Mickey foi criado em 15 de maio de 1928, no curta animado Plane Crazy. O segundo filme foi Steamboat Willie, também de 1928. Este é muitas vezes erroneamente apontado como sendo a primeira aparição definitiva do personagem. Sua dublagem a partir de Steamboat Willie era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946).

De um simples personagem de cartoon e tiras cómicas, Mickey Mouse evoluiu para um dos personagens mais conhecidos do mundo.

Assistam agora esses dois clássicos da animação: Plane Crazy e Steamboat Willie.



Related Posts with Thumbnails