8 de mar. de 2011

Campeãs do Carnaval - São Paulo

Mais um ano de desfiles de Escolas de Samba no Rio e em São Paulo, e mais uma disputa pelo título de campeã do carnaval. Em dois posts apresentaremos as maiores campeãs do carnaval das duas cidades. Comecemos por São Paulo.

X-9 Paulista e Império da Casa Verde possuem 2 títulos cada. A Gaviões da Fiel possui 4 enquanto a Unidos do Peruche conta com 5 campeonatos. Com 7 títulos temos três escolas: Lavapés, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro (atual campeã).

A medalha de bronze dos desfiles paulistas fica com a Camisa Verde e Branco, campeã em 9 oportunidade. A prata fica com Nenê de Vila Matilde, campeã 11 vezes.

A grande campeã do carnaval paulista é a Vai-Vai, dona do título 13 vezes!

No início do século, havia no bairro do Bixiga um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, que utilizava as cores preto e branco, tinha um grupo de choro e jogava no campo do Lusitana, próximo ao cruzamento das ruas Rocha e Una, na região do Rio Saracura. Por volta de 1928, um grupo de amigos, liderados por Livinho e Benedito Sardinha, ajudava a animar os jogos e festas realizadas pelo Cai-Cai, porém eram sempre vistos como penetras e arruaceiros, sendo apelidados de modo jocoso como "a turma do Vae-Vae". Expulsos do Cai-Cai, estes criaram o "Bloco dos Esfarrapados", e paralelamente, o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.

O Vae-Vae adotou as cores preto e branco, as cores do Cai-Cai invertidas, como forma de ironizar o cordão do qual se separaram. Seu primeiro estandarte foi feito de cetim preto ornados com franjas brancas, tendo como símbolo no centro o desenho de uma Coroa com dois ramos de café e abaixo dos ramos, o nome do cordão, seguido da data de fundação.

No início da década de 70 a categoria dos cordões carnavalescos já estava decadente e todos passaram a se transformar em escolas de samba. Em 1972 a Vai-Vai torna-se oficialmente uma escola de samba, com a nomenclatura Grêmio Recreativo Cultural e Escola de samba Vai-Vai, estreando logo no Grupo Especial.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails