27 de jan. de 2011

Frases antológicas: Dante Alighieri

Dante Alighieri foi um escritor, poeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta").

Foi muito mais do que apenas um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.

Frases:

"A natureza é a arte de Deus."

"Abandoneis toda a esperança, vós que entrais no inferno."

"Compreende-se facilmente como o amor feminino dura pouco, se não for conservado aceso pelo olhar e pelo tato do homem amado."

"Quanto maior é a sede, maior é o prazer em satisfazê-la."

"A beleza desperta a alma para agir."

"No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise."

"Não há maior dor do que a de nos recordarmos dos dias felizes quando estamos na miséria."

"O dardo que vimos aproximar-se chega mais devagar."

"A vontade, se não quer, não cede, é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la."

"Tão fiel fui ao glorioso ofício, que perdi o sono e a saúde."

"A fé é a substância de coisas esperadas e o argumento das que não aparecem; e isso parece-me ser a essência da fé."

"Louco é quem espera que a nossa razão possa percorrer a infinita via que tem uma substância em três pessoas."

"A fama que se adquire no mundo não passa de um sopro de vento, que ora vem de uma parte, ora de outra, e assume um nome diferente segundo a direção de onde sopra."

"O falar é um efeito natural; mas, de um modo ou de outro, a natureza deixa o homem escolher aquele que mais lhe agrada."

"Contentai-vos em conhecer as obras de Deus; pois, se os homens tivessem podido conhecer todas as coisas, teria sido inútil o parto de Maria; e os vistes desejar, sem resultado, conhecer a causa das coisas, tanto que a insatisfação de seu desejo constitui, eternamente, a sua pena."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails