27 de jan. de 2011

Cães famosos - Parte 3 - Chips

O terceiro post da série sobre cães famosos traz a história de Chips, um dos mais famosos cães militares da história.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos donos de cães nos Estados Unidos, alistaram seus cães no exército e os doaram para servirem na guerra. Edward J. Wren, morador do estado de Nova York, doou Chips, um mestiço de pastor alemão, collie e husky siberiano que foi enviado a Pensilvânia para ser treinado como cão militar em 1942. Chips serviu com a 3ª divisão de infantaria em missões no Norte da África, Sicília, Itália, França e Alemanha, ele também serviu de sentinela durante a conferência de Roosevelt e Churchill em 1943.

Ainda em 1943, durante a invasão da Sicília, soldados americanos que desembarcaram na praia foram acuados por atiradores que se encontravam protegidos em um abrigo militar. Enquanto os soldados, com Chips preso na coleira, se protegiam dos atiradores, Chips conseguiu se soltar do seu condutor e invadir o abrigo, atacando os quatro atiradores que estavam dentro. Chips foi ferido durante o ataque e ganhou várias queimaduras por pólvora mas conseguiu forçar os quatros atiradores para fora do abrigo, onde foram rendidos e capturados.

Chips foi dispensado do serviço militar em dezembro de 1945 após o final da guerra e voltou para a casa de sua família em Nova York. Ele morreu 7 meses depois em consequência dos ferimentos de guerra.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails