26 de jan. de 2011

Cães famosos - Parte 2 - Greyfriars Bobby

Dando sequência aos posts sobre cães famosos pelo mundo, hoje falaremos de Greyfriars Bobby.

Greyfriars Bobby era um cão da raça Skye terrier, nascido em 1856 na Escócia. Seu dono se chamava John Gray, um vigia noturno na cidade de Edinburgo.

John Gray morreu de Tuberculose em 15 de fevereiro de 1858 e foi enterrado no cemitério Greyfriars Kirkyard. A partir daí Bobby passou a velar o túmulo de seu dono todas as noites, alguns dizem que ele passou todo o resto de sua vida lá, mas na verdade ele saía do cemitério para comer em restaurantes próximos e retornava depois. O nome de “Greyfriars Bobby” foi dado pela própria população acostumada a ver Bobby no cemitério. Bobby sobreviveu por 14 anos após a morte de John e velou seu túmulo até a sua morte.

Em 1876 a legislação de Edinburgo para controle de animais de rua previa que todos os cães sem dono deveriam ser sacrificados. Para salvar Bobby, Sir William Chambers, renovou pessoalmente a licensa de Bobby e o tornou oficialmente responsabilidade da cidade.

Bobby morreu em 1872, mas, apesar do desejo de muitos moradores locais não pode ser enterrado dentro do cemitério já que a igreja não deu permissão de enterrar um animal em solo sagrado. Ele foi enterrado próximo ao portão do cemitério, não muito distante do túmulo John Gray e a cidade ergueu uma estatua em sua homenagem com os dizeres:

“Greyfriars Bobby – morreu em 14 de Janeiro de 1872 – aos 16 anos – Que a sua lealdade e devoção sejam uma lição para todos nós”

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails