19 de mar. de 2009

Não seja gongado na hora de comer sushi

Confesso que tinha preconceito com a culinária japonesa. Primeiro por ter se tornado moda aqui em BH - quem quer ser "cult" vê filme iraniano, come comida japonesa e usa óculos de armação grossa - e segundo por acreditar que toda comida tem que ser cozida, frita, assada, defumada... enfim, qualquer coisa menos ser crua.

O que começou a mudar minha opinião foram os temakis. Experimentei achando que estava cometendo suicídio e acabei gostando. Daí para os sushis foi um pulo. Na verdade foi uma noite em uma churrascaria que servia sushi (pois é) como opção de frios.

MAS........ ainda não tenho expertise suficiente para frequentar um restaurante japonês e até então só como os rangos que são de salmão ou algo não-exótico. Lula pra mim só o presidente. E olhe lá.

Se você se identificou com essa minha falta de malemolência oriental, seguem algumas dicas que encontrei no blog do restaurante Yamaai




1. SUSHI (bolinho)
Errado: Comê-lo com o arroz virado para baixo
Certo: Levá-lo à boca com o peixe em contato com a língua
Banzai: Exige um pouco de malabarismo no começo, mas vale a pena. Afinal, as papilas gustativas que fazem você sentir o sabor da comida estão na língua, não no céu da boca. E o importante é sentir o gosto do peixe.

2. GARI
(gengibre)
Errado: Comer como entrada, sobremesa ou petisco
Certo: Utilizar entre um bolinho e outro, para limpar o paladar
Banzai: A função do gari é limpar o paladar para você encarar a próxima espécie de peixe. “Funciona como um sorbet”, explica Lumi. As lascas de gengibre devem estar rígidas – o nome gari vem do barulho produzido quando mordemos coisas crocantes .

3. WASABI
(pasta verde)
Errado: Sobre o peixe ou diluído no shoyu
Certo: Deve ser colocado durante a preparação, entre o arroz e o peixe
Banzai: Além de dar gosto, o wasabi tem funções higiênicas: é antídoto contra intoxicação alimentar – providencial para quem está comendo peixe cru – e acelera a digestão. O peixe fica menos tempo no corpo e não corre o risco de entrar em estado de putrefação

4. HASHI
(palitos)
Errado: Cruzá-los ou espetá-los no bolinho
Certo: Manter os palitos paralelos ou usar as mãos
Banzai: Espetar o hashi no bolinho lembra um ritual fúnebre japonês com incenso. Se você não sabe manejá-los, mãos à obra. “Usar os dedos está de acordo com a etiqueta. Especialmente no balcão, onde é normal fazer refeições mais rápidas”, diz Lumi.

5. SHOYU (molho de soja)
Errado: Ensopar o sushi no molho de soja
Certo: Molhar levemente o peixe e evitar contato com o arroz
Banzai: Faça um sushiman feliz: não exagere no shoyu. “O molho deve acrescentar e não roubar sabor. É aqui que a maioria dos brasileiros erra”, diz Lumi. O arroz é temperado com vinagre e açúcar e não deve encostar no molho de soja.

Mais sobre o SUSHI
O sushi é o prato mais famoso da culinária japonesa. Sua origem é milenar e, assim como nossa carne-seca, nasceu da necessidade de armazenar peixe nas eras pré-geladeira. Para resolver o problema, pescadores alternavam camadas de frutos-do-mar com arroz numa tina de madeira coberta por um peso. Em semanas, a mistura virava um compacto e a fermentação dava o sabor ao arroz (o mesmo sabor que o sushiman consegue hoje usando açúcar e vinagre). O curioso é que a técnica pode ter surgido na China, inimiga histórica dos japoneses. É como se a feijoada tivesse sido inventada na Argentina. No formato que conhecemos hoje, o bolinho apareceu apenas no século 18 pelas mãos do chef Yohei Hanaya, que criou uma espécie de fast food em Edo, hoje Tóquio. A idéia era servir comida rápida e acessível para trabalhadores, e os bolinhos nunca apareciam em jantares requintados. Por lá ainda é assim, e o sushi não tem nada a ver com a imagem refinada e cara que a culinária japonesa acabou adquirindo no Brasil.


***

Apesar de ter achado isso em um blog de um restaurante, este post não é patrocinado. Mas se o pessoal de lá quiser mandar algum trocado será muito bem-vindo.

3 comentários:

Alberto disse...

Cara, pelo menos aí em BH sushi ainda é cult... aqui em Fortaleza virou bagunça. Já vi até cozinheiro com cara de agricultor preparando sushi em supermercados. Óbvio que o gosto é horrível! :S Sem falar nas receitas mirabolantes que alguns restaurantes inventam pra tentar se diferenciar. Um tempo atrás fui a um ótimo restaurante que sempre frequentava e percebi que o sushiman era outro. Não deu outra. Quando o sushi chegou percebi um negócio branco em cima, que não tinha antes. Putz, quando coloquei na boca percebi que era maionese! Nunca mais voltei lá. Quem aprecia mesmo tem que escolher com bastante cuidado o lugar onde vai comer. Hoje me limito a poucos restaurantes mais renomados.

Anônimo disse...

Putz, maionese no sushi é sacanagem...

Anônimo disse...

eu estou tentando gostar de sushi mas desse jeito não dá...o creme cheese parecia que tava sei lá,diferente,muito enjoativo

Related Posts with Thumbnails