20 de abr. de 2011

"Quem foi esta cidade?" - Teófilo Otoni

Afinal, quem foi Teófilo Otoni?

Descendente de italianos, e nascido no Serro, Minas Gerais, Teófilo Benedito Otoni foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado geral e senador do Império do Brasil de 1864 a 1869.

Foi um dos principais líderes da Revolução de 1842 em Minas Gerais. Foi vencido por Luís Alves de Lima e Silva, então barão de Caxias, na batalha de Santa Luzia, em Minas Gerais. Preso e processado, foi julgado e absolvido por unanimidade em Mariana, sendo depois beneficiado pela anistia geral decretada pelo Imperador D. Pedro II.

Teófilo Otoni, passou a alimentar o sonho republicano. Baseado na Independência Norte-americana, passou à busca da fundação da sua Philadelphia. Foi o criador do costume de acenar para o povo com um lenço branco, tornando isso um gesto simbólico do liberalismo brasileiro.

Entre 1850 e 1860, esteve afastado da política e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior de Minas, a Companhia de Comércio e Navegação do Rio Mucuri, que tinha como objetivo, promover o desenvolvimento e colonização do Vale do Rio Mucuri. Assim, incentivou a instalação de imigrantes europeus, particularmente alemães, no vale de Mucuri.

Através de sua Companhia, liderou expedições pelo nordeste mineiro, buscando uma saída das Minas para o mar, a fim de facilitar o escoamento da produção agrícola da região. Uma expedição partiu de Caravelas (BA), e outra de Minas Novas (MG). No local onde as duas expedições se encontraram, Teófilo Otoni fundou a sua Philadelphia, hoje, o município de Teófilo Otoni, localizado a 470 quilômetros de Belo Horizonte.

As expedições foram dificultadas por tribos indígenas que habitavam a região do Vale do Mucuri, sendo muitas delas conhecidas na época como botocudos. Teófilo Otoni iniciou um processo de pacificação, colonização dos indígenas, procurando negociar a ocupação das terras pelos colonos da Companhia e, ao mesmo tempo, o respeito a áreas reservadas aos indígenas.

Um comentário:

MOACYR COLARES disse...

Eu nasci em Teófilo Otoni em 1949, filho de funcionário da EFBM,viagei tantas vezes que perdi a conta, e vivo estes momentos ate hoje, as vezes ate choro de tanta saudades deste tempo, fui escoteiro, depois servi ao Tiro de Guerra 102, hoje vivo no ES mais precisamente em Guarapari que com tanta beleza ate hoje não mim seduziu,pois amo minha cidade de todo meu coração.

Related Posts with Thumbnails