19 de out. de 2010

Os feriados comerciais

Que o Brasil é um país cujo calendário está repleto de feriados, não há como negar. Temos feriados festivos como o carnaval, religiosos como a Páscoa e os chamados comerciais, criados com o intuito de pegar uma carona em datas com apelo afetivo como o dia das mães. Conheça agora a origem de nossos principais feriados comerciais.



DIA DAS MÃES
Data no Brasil: Segundo domingo de maio
Data em outros lugares do mundo: Primeiro ou último domingo de maio
Porcentagem comercial: 8,4%
Como surgiu: Surgiu como uma homenagem a uma mãe americana. No Brasil, começou a ser comemorado no segundo domingo de maio a partir de 1918 e se "comercializou" a partir de 1949.

DIA DOS PAIS
Data no Brasil: Segundo domingo de agosto
Data em outros lugares do mundo: Terceiro domingo de junho
Porcentagem comercial: 8,2%
Como surgiu: Começou nos Estados Unidos em 1910, como homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho. Lá, o feriado é em junho. No Brasil, a ideia de fazer um feriado para os pais foi do publicitário carioca Sylvio Bhering, em 1953.

DIA DOS NAMORADOS
Data no Brasil: 12 de junho
Data em outros lugares do mundo: 14 de fevereiro
Porcentagem: 7,9%
Como surgiu: Fora do Brasil, é comemorado no dia de São Valentino, que teria sido um padre romano que era contra uma lei de celibato. Aqui, a ideia foi do publicitário João Doria, que lançou uma campanha em junho de 1949 com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor".

DIA DA CRIANÇA
Data no Brasil: 12 de outubro
Data em outros lugares do mundo: 20 de novembro
Porcentagem: 8,4%
Como surgiu: Criada no Brasil por uma lei de 1924, a data ficou mais comercial nos anos 60, quando um diretor da fábrica de brinquedos Estrela criou uma promoção para incentivar a venda de uma boneca chamada Bebê Robusto. A ideia deu certo e a comemoração emplacou.

2 comentários:

MClara disse...

huuumm... tão bom ganhar/trocar presentes!! rs

Daniel, gostaria de fazer uma sugestão.

Já algumas vezes quis reler ou mostrar para alguém algum antigo post seu, mas é tão difícil encontrá-los! Fico até meio perdida em meio às tantas janelas que abro, uma para cada mês! rs
Que tal se vc incluisse uma ferramenta de busca para facilitar??

Perdoe-me se sou indelicada.
Volto em alguns dias para ver as novidades!! =)

Daniel disse...

Olá MClara!

Sua sugestão é super válida. Estamos em reforma há um tempão! rs... Como toda reforma, essa parece que nunca vai acabar, muito pela falta de tempo do responsável por elas. Mas essa idéia de uma ferramenta de busca se faz necessária mesmo. Até eu me perco procurando certos posts! rs...

Mais uma vez obrigada por passar por aqui!

Related Posts with Thumbnails