11 de out. de 2010

Disco da semana - Pearl

"Pearl" (1971) - Janis Joplin and The Full Tilt Boogie Band



Faixas:

1."Move Over"
2."Cry Baby"
3."A Woman Left Lonely"
4."Half Moon"
5."Buried Alive in the Blues"
6."My Baby"
7."Me and Bobby McGee"
8."Mercedes Benz"
9."Trust Me"
10."Get It While You Can"




Quando fui escolher o álbum para esta semana, decidi inicialmente que seria algum trabalho de Janis Joplin. Difícil foi escolher qual de seus álbuns. Apesar dos bons discos lançados com a Big Brother and the Holding Company e a Kozmic Blues Band, optei por "Pearl", lançado em 1971, tendo Janis em parceria com a The Full Tilt Boogie Band.

Último disco de Janis, "Pearl" traz uma bela coleção de canções. "Move Over", que abre o disco, é uma composição da própria cantora. Um belo começo de álbum. Em seguida outra canção que fez bastante sucesso: "Cry Baby".

"Me and Bobby McGee", de Kris Kristofferson, e "Mercedez Benz, novamente de Joplin com outros parceiros, também tiveram grande sucesso como singles e tornaram-se marcas de sua carreira.

O disco ainda traz um camposição de Bobby Womack, "Trust Me", e outras cinco canções de compositores diversos. Destaque para "Buried Alive in the Blues", única faixa do álbum que não conta com a voz de Janis. Os instrumentos foram todos gravados mas antes que Janis colocasse sua voz, a mesma acabou falecendo.

Uma versão remasterizada do disco foi lançada em cd no ano de 1999, trazendo ainda versões ao vivo de "Tell Mama", "Little Girl Blue", "Try (Just a Little Bit Harder)" e "Cry Baby". Pura estratégia comercial. O álbum como foi concebido é o descrito acima.

Janis Joplin é daquele tipo de artista que não promove opiniões meio-termo. Ou gosta ou não. Dona de um estilo bastante particular, muitos consideram sua voz e jeito de cantar um verdadeiro tormento. Outros tantos a consideram uma das grandes intérpretes que o rock já teve. Ouça o álbum e tire suas própria conclusões!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails