7 de abr. de 2010

Malas Prontas - São Paulo

Cidade - São Paulo - SP
Dica - Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa
Endereço - Praça da Luz, s/n, Centro - São Paulo – SP.

Se no post Malas Prontas anterior indicamos um passeio que valia por dois, hoje indicamos um que vale por quatro! Que tal um giro pela Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa?

Localizados no centro de São Paulo, cada um desses espaços oferece uma experiência diferente. Sugerimos começar pela Estação da Luz, facilmente acessada pela estação Luz do metrô.

Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter.

Após conhecer a Estação da Luz siga para o Museu da Língua Portuguesa, em prédio anexo. Inaugurado no dia 20 de março de 2006, o Museu apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Muito mais do que aplicar as tecnologias ao espaço expositivo por puro deleite de modernidade, o Museu da Língua Portuguesa adota tal museografia a partir de um dado muito simples: seu acervo, nosso idioma, é um “patrimônio imaterial”, logo não pode ser guardado em uma redoma de vidro e, assim, exposto ao público.

Saindo do Museu da Língua Portuguesa, atravesse a rua e siga para a Pinacoteca, o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país. Nasceu no prédio inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Exposições temporárias de artistas consagrados e revelações se revezam neste espaço extremamente interessante.

Por fim, com o mesmo bilhete da Pinacoteca você acessa o espaço conhecido como Estação Pinacoteca (não confundir). Construído em 1914, o edifício atualmente ocupado pela Estação Pinacoteca foi concebido para abrigar armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana que, com seus 108 quilômetros de extensão, interligava São Paulo e Sorocaba. Após reformas, o edifício passa, em 1939, a abrigar o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) de São Paulo, órgão de repressão política que teve o ápice de suas atividades durante o regime militar (1964-1985). Após o fim do regime e a extinção do órgão, o edifício passa a abrigar a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), até 1997, quando seu controle é transferido para a Secretaria de Estado da Cultura.

Com diversos espaços expositivos e reserva técnica, a Estação Pinacoteca abriga parte do extenso programa de exposições temporárias da Pinacoteca do Estado. A Estação Pinacoteca também abriga um Centro de Documentação e Memória, que tem como objetivo a constituição, preservação e pesquisa de um acervo documental sobre a história da Instituição, e a Biblioteca Walter Wey – centro de pesquisa especializado em artes visuais. O espaço conta também com convênios com outras instituições artísticas, como a Fundação José e Paulina Nemirovsky, detentora uma das mais notáveis coleções de arte modernista brasileira.

Na Estação Pinacoteca está também o Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, espaço voltado para preservar, divulgar, promover e refletir sobre a gravura brasileira, com mostras temporárias de seleções do importante acervo de mais de gravuras da Pinacoteca, além de exposições de outras coleções.

Informações úteis:
Estação da Luz - Horário: todos os dias, das 4h às 24h - Grátis
Museu da Língua Portuguesa - Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h. Bilheteria fecha as 17h.
Pinacoteca - Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Estação Pinacoteca - Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Dica importante! Programe o passeio preferencialmente para o sábado, dia em que o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca têm visitas gratuitas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails