19 de mar. de 2010

Malas Prontas - Itamaracá

Cidade - Itamaracá - PE
Dica - Forte Orange e Ilha Coroa do Avião
Endereço - 50 km ao norte do Recife. Acesso pelas rodovias BR-101 Norte, PE-35 e PE-01.

Um passeio que vale por dois. Essa é a melhor descrição pra dica do "malas prontas" de hoje. Comecemos pelo Forte Orange, uma construção imponente que data da época em que os holandeses estiveram no nordeste do Brasil.

Localizado na entrada sul do canal de Santa Cruz, na ilha de Itamaracá, o Forte foi construído logo após a invasão da Ilha de Itamaracá pelos holandeses, em 1631, segundo projeto do engenheiro Pieter Van Bueren. Foi denominado Forte Orange em homenagem à Casa de Orange, dos príncipes que descendiam de Guilherme, o Taciturno. No final do século XVII, já ocupado pelos portugueses, o Orange passou a ser chamado Fortaleza de Santa Cruz.

Construído inicialmente em taipa de pilão, em princípio do século XVIII, foi revestido em pedra e cal por engenheiros portugueses, conservando, porém, o traçado holandês original, com seus quatro baluartes. Nessa época, ganhou também o portão de entrada com brasão português.

O Forte encontra-se aberto à visitação, das 8h às 17h. Com um fluxo de visitantes estimado atualmente em torno de 70 mil pessoas/ano, a estrutura do forte é uma das mais expressivas atrações turísticas de Pernambuco. Em boas condições de conservação, recomendam-se a visita à Capela, bem como ao ateliê e loja de artesanato de José Amaro, especializada em madeira entalhada.

Do Forte já podemos avistar a Ilha Coroa do Avião, nossa segunda parada. Para chegar até a Ilha utilize o serviço de um dos inúmeros jangadeiros que saem da própria Praia do Forte Orange. A travessia leva cerca de vinte minutos.

Na verdade, a Coroa do Avião é um banco de areia utilizado por aves migratórias. É uma illha bem pequena, que pode ser contornada a pé em menos de uma hora. Apesar das dimensões reduzidas conta com boa infra-estrutura de barracas, que dispõem suas mesas na praia sobre o mar tranquilo.

A Ilha tem uma linda paisagem e um exuberante pôr do sol, além é claro do fato da maré quando está baixa é possível ir a pé ate a praia do Mangue Seco, um passeio muito interessante pois quando a maré sobe onde estava totalmente seco, em poucas horas os barcos começam a navegar, em torno da ilha.

Um passeio imperdível tanto para que curte um turismo mais histórico quanto pra quem aprecia atividades junto à natureza.

Para maiores informações acessem: Forte Orange ou Itamaracá.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails