4 de fev. de 2010

Frases antológicas - Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi um brasileiro político, diplomata, historiador, jurista, poeta, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Entre suas obras destacam-se: "O Abolicionismo", "Campanha abolicionista no Recife - 1885", "O erro do Imperador - história", "Escravos - poesia" e "Minha formação - memórias".

Frases:

“A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete”

“São numerosos os que não têm religião, mas, por não existir entre eles nenhum laço interior, permanecem lado a lado, e, no entanto, isolados. Falta-lhes a unidade do destino”

“Todo o autor, nascendo uma geração mais tarde, repudiaria a sua obra; não há um que, ao envelhecer, não acredite ter progredido sobre a sua mocidade”

“Vejo muitas consolações para os infelizes; para os felizes nunca as encontrei”

“O coração após certo momento da vida é qual palimpsesto; nada se pode escrever nele sem primeiro raspar o texto da época anterior”

“Os críticos sofrem de saturação e de tédio intelectual. Nada é mais falso que o ar de frescura e de juventude que eles assumem, fazendo crer que a leitura ainda lhes pode dar sensações verdadeiras”

“Há pessoas que têm os defeitos das suas qualidades, mas outras têm as qualidades dos seus defeitos. Muita mulher honesta deverá, por exemplo, a virtude à sua falta de encantos; muita gente honesta deverá a lisura à falta de inteligência”

“A profissão de escritor merece toda a piedade. Escrever para ganhar o pão, escrever para viver, é deformar o talento”

“Em última análise, o estilo é uma questão de maneiras. O escritor polido fará ao seu público todas as concessões possíveis”

“Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo”

“Evitai de vos observar ao microscópio. Bons olhos, sem vidros, voltados para o que vos cerca é quanto basta”

“Os invejosos invejam-se reciprocamente”

“A literatura de outras eras não pode suprir a literatura dos nossos dias. Cada geração quer exprimir o seu próprio pensamento, e nunca duas épocas diversas, nem sequer duas gerações sucessivas, tiveram os mesmos ângulos intelectuais de visão”

“O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar sobre a natureza, que é a vida “

“Querer fundar uma religião é o mesmo que querer criar uma língua universal”

Um comentário:

ANA FLÁVIA disse...

Adorei as frases sobre Joaquim Nabuco. Parabéns!!!

Related Posts with Thumbnails