3 de fev. de 2010

Quadrinhos como fonte de boa literatura

Quem pensa que histórias em quadrinhos são de domínio exclusivo de crianças e adolescentes não deve conhecer algumas das geniais obras produzidas pelo gênero.

Neste post apresentaremos trabalhos de quatro autores revolucionários, criadores de títulos indispensáveis aos que gostam de boa literatura, seja ela confinada em pequenos quadrinhos ou não.



Art Spielgeman

"Maus" - que lhe rendeu o prêmio Pulitzer - Narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto e mostra como os efeitos da guerra repercutiram através das gerações de sua família.

"A Sombra das Torres Ausentes". Relato de suas experiências sobre o ataque ao World Trade Center e seus posteriores efeitos psicológicos.





Alan Moore

"V de Vingança" - conto sobre a luta pela dignidade e liberdade numa Inglaterra dominada pelo fascismo.

"Do Inferno" - conto sobre o famoso caso envolvendo o serial killer inglês Jack, o Estripador.

"Watchmen" - inspirado na frase retirada da Sátira VI do filósofo Juvenal (60-127 AC), "quis custodiet ipsos custodes" ( “Quem vigia os vigilantes?”), transpondo a crítica da sociedade romana para um universo no qual combatentes do crime despertam a ira e desconfiança da própria população civil que almejam proteger. Foi eleito pela Revista Time como um dos 100 romances mais importantes do século XX.

"A Liga Extraordinária" - grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta.Surgem então personagens como Allan Quatermain (As Minas do Rei Salomão, de Henry Rider Haggard), Mina Harker (Drácula, de Bram Stoker), Henry Jekyll e Edward Hyde (Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson), Hawley Griffin (O Homem Invisível, de H.G. Wells), Capitão Nemo (20.000 Léguas Submarinas, de Julio Verne), Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde) e Professor James Moriarty (O Problema Final, de Arthur Conan Doyle).

"Hellblazer" - conta a história de John Constatine, um exorcista que enfrenta demônios, vampiros, fantasmas entre outros seres em histórias geralmente constituídas apenas de conversas.



Neil Gaiman

"Sandman" - Suas histórias descrevem a vida de Sonho, o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas.

"Coraline" - novela fantástica de terror que começa quando Coraline e seus pais se mudam para um novo apartamento o que desencadeará uma trama baseada numa realidade alternativa.





Frank Miller

"Demolidor - O Homem sem medo" - Narra as aventuras de Matthew Murdock,cego desde a adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico mas que em compensação descobriu que seus outros sentidos haviam sido ampliados. Torna-se um vigilante no submundo na cidade de Nova York, convivendo com prostitutas, assassinos de aluguel, mafiosos, psicopatas, mendigos etc.

"O Cavaleiro das Trevas" - conta uma história que começa 10 anos após a aposentadoria do vigilante mascarado Batman. O aumento da criminalidade em Gothan traz de volta a cena Batman, representado por Miller como uma figura sombria e obsessiva, atormentado pela vingança e traumatizado pelo seu passado, que usa inteligência e força bruta para fazer justiça sem limites.

"Sin City" - Dividida em várias pequenas histórias começa com Marv, um troglodita com sérios problemas psicológicos. Tudo muda quando ele conhece Goldie, que lhe proporciona sua primeira noite de amor e aparece morta misteriosamente no dia seguinte. Marv fará de tudo para desvendar e vingar a morte de Goldie, nem que ele mesmo tenha de morrer pra isso.

"Os 300 de Esparta" - descreve a Batalha das Termópilas, ocorrida em 480 a.C., quando 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leónidas lutaram até à morte para refrear o avanço do exército persa do Rei Xerxes no território grego.


A qualidade do que se selecionou aqui é grande. Não por acaso vários dos títulos aqui mencionados serviram como base para roteiros de filmes bem sucedidos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails