14 de jan. de 2010

Frases antológicas - Isaac Asimov

Isaac Asimov foi um escritor e bioquímico russo, naturalizado norte-americano, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.

A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes e umas 90.000 cartas ou postais, e têm obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de Dewey, exceto em filosofia.

Asimov foi reconhecido como mestre do gênero da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado em vida como um dos "Três Grandes" escritores da ficção científica.

Entre suas obras destacam-se: "O Homem Bicentenário e Outras Histórias", "Eu, Robô", "Visões de Robô", "Mãe Terra", "Caça aos Robôs", "Imagem no Espelho", "Poeira de Estrelas", "Os Anéis de Saturno", "Viagem Fantástica", "Despertar dos Deuses" e "O Cair da Noite".

Frases:

"Não é necessário fazer o bem. Apenas trate de não fazer o mal."

"Um súbito pensamento errôneo pode dar lugar a uma indagação frutífera que revela verdades de grande valor."

"Um cientista é um homem tão débil e humano como qualquer outro; no entanto, a busca científica pode enobrecê-lo, inclusive na contramão de sua vontade."

"O aspecto mais triste da vida atual é do que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente do que a sociedade em sabedoria."

"A sorte favorece só à mente preparada."

"Em primeiro lugar acabemos com Sócrates, porque já estou farto desta teoria de que não saber nada é um sinal de sabedoria."

"Parte da ausência de humanidade do computador deve-se a que, competentemente programado e trabalhando bem, é completamente honesto."

"Eu sou ateu, sou sim. Levei um longo tempo para dizer isso. Eu tenho sido um ateu por anos e anos, mas de algum modo eu senti que era intelectualmente inaceitável dizer que alguém é ateu, porque isso assumia um conhecimento que ninguém tem. De algum modo era melhor dizer que alguém era humanista ou agnóstico. Eu não tenho a evidência para provar que Deus não existe, mas eu suspeito tanto que ele não existe que eu não quero perder meu tempo."

"Os criacionistas fazem parecer que uma teoria é algo que você sonhou depois de ter ficado bêbado a noite toda."

"Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção".

"Não acredito em vida após a morte, por isso não preciso passar toda minha vida temendo o inferno, ou temendo o céu mais ainda. Quaisquer que sejam as torturas do inferno, penso que a chatice do céu seria ainda pior."

"A vida é agradavel. A morte é tranquila. O mau é a transição."

"Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões."

"Examinem alguns fragmentos de pseudociência e encontrarão um manto de proteção, um polegar para chupar, algo a que se agarrar. E o que nós oferecemos em troca? A incerteza, a insegurança!"

"Por que os registros da administração de Herodes contêm tantos detalhes sem importância mas nem mencionam a ordem para matar todos os meninos com menos de 2 anos?"

"A liberdade não tem preço, a mera possibilidade de obtê-la já vale a pena."

"Eu não temo os computadores, temo a ausência deles"

"Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida."

"Nunca deixe o seu sentido moral impedi-lo de fazer o que está certo."

"Não há crença, por mais louca que seja, que não junte os seus fiéis seguidores que hão-de defendê-la até á morte."

"Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua depois do xeque-mate."

"Se o conhecimento traz problemas, não é a ignorância que os resolve."

"A frase mais empolgante de ouvir em ciência, a que prenuncia novas descobertas, não é "Eureka!", mas sim "Isto é estranho..."

"Onde todas as respostas são possíveis, nenhuma resposta tem significado."

Um comentário:

Gudim disse...

Outra que gosto dele, que não é bem dele é de um personagem da Fundação, Salvor Hardin - A violencia é o ultimo refugio do incompetente.
Alguma coisa assim hehe

Related Posts with Thumbnails