1 de dez. de 2009

De louco todo rei tem um pouco

A história da humanidade está cheia de fatos curiosos. Um deles é a correlação existente entre o poder absoluto dos monarcas e a capacidade que estes têm de realizar "feitos" que hoje nos fogem a compreensão. Selecionamos 10 que durante seu reinado produziram pérolas dignas da Rainha de Copas do País das Maravilhas.

10. Nabonidus - Rei da Babilônia durante o século VI a.C.

Vivia escondido num oasis na Arábia enquanto seu filho administrava o reino. Trechos dos Pergaminhos do Mar Morto relatam que Nabonidus achava que era um bode e às vezes saía andando de quatro e comendo grama!

9. Frederico I - Rei da Prússia entre 1657 e 1713

Frederico I era totalmente obsessivo. Certa vez, resolveu detalhar como os funcionários públicos deveriam se comportar. Resultado: escreveu um calhamaço com 35 capítulos e 297 parágrafos! Acabaram sobrando regras rígidas até para seu filho. Desde os 6 anos, o coitado era acordado às 6 da matina ao som de canhões para acostumar com a guerra! Frederico amava a sua guarda imperial, formada só por caras acima de 1,80 m. A França quase declarou guerra à Prússia após Frederico mandar seqüestrar uns franceses altos...

8. Vlad III - Rei da Romênia entre 1431 e 1476

Assim, quando subiu ao poder, a primeira coisa que Vlad mandou empalar - ou seja, atravessar com uma estaca - boa parte dos nobres, incluindo as crianças! Quando, em 1462, os otomanos resolveram invadir o reino de Vlad, deram de cara com um "cartão de boas-vindas": 20 mil soldados empalados pelo caminho! O conquistador otomano Mehmet II quase vomitou e resolveu dar meia-volta.

7. Mustafá I - Imperador Otomano entre 1592 e 1639

Mustafá se divertia jogando o tesouro real pela janela. Ele adorava ver o povo se matando para pegar as coisas...

6. Nadir Shah - Rei da Pérsia entre 1688 e 1747

Nadir depôs o rei para assumir o poder. Após se safar de uma tentativa de assassinato, pirou. Suspeitando do filho, cegou o cara na frente da nobreza. Aliás, pensando melhor, decidiu cegar também os nobres que viram a cena! Por onde passava, Nadir torturava e matava para descobrir alguma conspiração. E ainda brincava de "Lego", fazendo torres com as cabeças decepadas!

5. Ivan, o Terrível - Rei da Rússia entre 1530 e 1584

Quando sua mulher morreu, Ivan achou que ela tinha sido envenenada e passou a matar nobres russos. Seu tesoureiro foi cozido num caldeirão! Depois das crueldades, Ivan batia a cabeça no chão em penitência... Um dia, Ivan espancou sua nora porque não gostou das roupas dela. Seu único filho vivo discutiu com o psicopata. Péssima idéia! O velho maluco bateu com um cetro de ferro na cabeça do coitado e o matou!

4. George III - Rei da Inglaterra entre 1738 e 1820

Certo dia, George se aproximou de uma árvore e lhe deu um vigoroso "aperto de mão". Quando perguntaram se ele estava bem, ele disse: "Não me interrompa! Estou conversando com o rei da Prússia"...

3. Gian de Medici - Rei de Florença entre 1671 e 1737

Desde pequeno Gian era deprimido. Ficava meses na cama. Seu pai piorou as coisas ao lhe arrumar uma mulher feia de doer. Foi acusado de impotente pela mulher, mas o problema era o estímulo... Quando o casamento acabou, Gian voltou para sua amada cama, para onde começou a levar garotinhos. Com o tempo, sua saúde mental se deteriorou. No final, era na sua grande cama que ele fazia tudo: até defecar e vomitar...

2. Carlos VI, o louco - Rei da França entre 1368 e 1422

Com o apelido de Louco, Carlos manteve a tradição familiar, pois teve antepassados como Clovis II, o Inútil, e Childerico III, o Idiota... Ele tinha acessos de fúria e dores de cabeça terríveis. Aos 24 anos, matou quatro servos durante uma crise. Para curá-lo, médicos furaram o crânio de Carlos para "aliviar a pressão". Em 1405, Carlos parou de tomar banho e ainda fazia xixi e "barro" nas roupas... Se alguém chegava perto, gritava que era de vidro e que ia quebrar!

1. Ibrahim, o louco - Imperador Otomano entre 1616 e 1648

Ibrahim levava uma vida de luxos e orgias. Uma vez, curioso com o órgão sexual de uma vaca, fez um molde das "partes" da bichinha. Com ele na mão, rodou o reino até arrumar uma amante com as partes "idênticas". Achou Sechir Para, que pesava 150 quilos! Uma vez, Sechir Para contou que uma das 280 concubinas do rei havia pulado a cerca, mas não disse quem era ela. Ibrahim mandou pôr as 280 mulheres em sacos cheios de pedras e afogá-las no mar!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails