Nas noites de 28 e 29 de setembro, Gilberto Gil gravou no Teatro Bradesco (Bourbon Shopping) em São Paulo, o que virá a ser seu mais novo dvd: BandaDois. Pudemos acompanhar como convidados o show da segunda noite. Posso dizer que o dvd promete.
A diferença de BandaDois para os trabalhos anteriores de Gil é que desta vez o músico apresenta um espetáculo voz e violão. Em grande parte Gil aparece sozinho, em algumas músicas com o filho Bem Gil (violão e percussão) e em outras com o também filho José Gil (baixo). Outra participação foi a da cantora Maria Rita que cantou ao lado de Gil a canção "Amor até o Fim", composta pelo próprio Gil e gravada por Elis Regina em 1966.
Por falar em repertório, o escolhido foi uma mistura de clássicos ("Flora", "Super-Homem - a Canção", "Refavela", "Refazenda", "Andar com Fé", "Expresso 2222"...), resgates do repertório do cantor ("A Linha e o Linho", "Metáfora", "La Renaissance Africaine", "Rouxinol", "Um Banda Um"...), versões de outros compositores ("Saudade da Bahia", "Chiclete com Banana") além de composições inéditas ("Quatro Coisas", "Pronto pra Preto"). Ao todo mais de 20 canções foram apresentadas no espetáculo.
O palco pequeno e a iluminação na medida completaram o tom intimista da apresentação. Como disse o próprio Gil, uma volta ao começo.
O ponto negativo foi a presença de algumas pessoas do público que não entendiam a lógica de uma gravação de dvd, nem do formato escolhido por Gil para o show. Gritos pedindo canções foram uma constante. Em um dado momento, uma espectadora sentada bem próxima do palco interrompeu Gil, enquanto este falava sobre a experiência de ser Ministro da Cultura, com um sonoro "Se eu quiser falar com Deus!!!" Gil acatou o pedido, esforçou-se para lembrar os acordes da canção, interpretou-a de forma brilhante (para deleite dos produtores do dvd, que gravavam tudo) até que a mesma espectadora grita um "Iluminado!!!" no meio da canção, atrapalhando qualquer possibilidade de inclusão no dvd. O próprio Gil acabou interrompendo a canção por segundos, para depois retomá-la e finalizar o pedido. Após o término disse que iluminados somos todos nós.
Um comentário:
Daniel, Gil é tudo. Gil é luz. Gil é Brasil. Gil é música. Fico feliz de ter visto Gil contigo. Abraços!
Postar um comentário