18 de set. de 2009

Pra quem gosta de sanduíche

Nesses poucos dias de São Paulo conheci duas iguarias especiais do cardápio paulistano: Bauru do Ponto Chic e Sanduíche de Pernil do Estadão. Não conhece? Então vamos as explicações. Comecemos pelo Bauru.

O famoso sanduíche foi inventado por Casemiro Pinto Neto. O próprio conta como foi que se deu o "invento": "Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei: Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso, (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic - que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: Falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro BAURU. Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o "Quico" - Antônio Boccini Jr., que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Aí ele gritou para o garçom, que era um russo chamado Alex: Me vê um desses do "Bauru".

"Bauru" era o apelido de Casemiro, natural deste município paulista. Até hoje o Ponto Chic serve o Bauru seguindo a mesma receita concebida por Casemiro.

O outro sanduíche famoso é o de pernil do Estadão. Sucesso entre jornalistas do jornal Estado de São Paulo, cuja redação ficava no prédio onde se encontra a lanchonete (que depois ganharia a alcunha de "Estadão"), o sanduíche de pernil era o prato mais pedido no final da noite, quando muitos deixavam as redações cheios de fome. Nada melhor do que permanecer ali mesmo, no centro velho de São Paulo, e comer um sanduíche de pernil, com cebola, pimentão e muita pimenta.

Muito saborosos e bem servidos. Verdadeiras refeições. Opinião de quem provou e gostou.

Endereços:
Ponto Chic: Largo Padre Péricles, 139, Perdizes.
Bar e Lanches Estadão: viaduto 9 de Julho, 193, centro de São Paulo.


Um comentário:

Chico disse...

O pernil do Estadão é um classico do fim de noite paulistano!

Related Posts with Thumbnails