10 de abr. de 2009

Jesus Cristo Superstar

É, parece que o clima de Semana Santa me pegou de jeito... Segue mais uma indicação de filme para quem se interessa pelo tema mas tá cansado de ouvir sempre a mesma história, contada sempre da mesma maneira.

Em 1970, Andrew Lloyd Weber e Tim Rice criaram o primeiro musical rock: "Jesus Cristo Superstar", baseado na vida de Jesus Cristo através dos olhos de Judas. Tecnicamente era uma ópera rock: todos os diálogos são canções.

Quando foi produzido pela primeira vez ainda não era uma peça. J"esus Cristo Superstar" era um álbum, que depressa alcançou os maiores tops de venda. O álbum surgiu porque Webber e Rice não arranjaram financiamento para o levar para o palco. Mas, devido ao seu sucesso, rapidamente tal aconteceu. Em 1973, o musical ganhou as telas do cinema pela mão de Norwan Jewison, transformando-se num enorme êxito.

Já mencionei aqui no blog que não sou fã de musicais. Acho-os em geral bem chatos, salvo raras exceções também já mencionadas. Entretanto, Jesus Cristo Superstar mostra-se relevante e atemporal. Um musical inspirado na maior história de todos os tempos cuja grande sacada é conseguir misturar passado e presente (no caso 1973) de maneira tão harmoniosa. É possível ver soldados romanos usando metralhadoras, perseguindo um Jesus com ar meio hippie. Isso tudo sem causar assombro ou embaraço. Ao contrário, funciona muito bem como uma atualização da jornada de Cristo.

O musical chegou a ganhar uma versão no Brasil. A tradução do texto ficou por conta de ninguém menos que Vinícius de Moraes.


Um comentário:

Unknown disse...

as músicas são maravilhosas ! nunca vi o filme em si, só escutei as músicas. excelente sugestão irmão .

Related Posts with Thumbnails