10 de abr. de 2009

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Em recente passagem pelo Ceará, uma das coisas que me chamou mais a atenção, além das belas praias e do povo extremamente receptivo e bem humorado, é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, localizado em Fortaleza.

Espaço extremamente interessante, o Dragão do Mar foi inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará em 1999. Com 33 mil metros quadrados de área, o Dragão do Mar congrega o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula. Sob o planetário, num piso xadrez, são realizadas apresentações semanais do "Planeta Hip Hop" evento realizado em parceria com a OSCIP MH2O do Brasil.

Concebido pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo, o Dragão do Mar caracteriza-se por linhas arrojadas que contrastam com casarões do inicio do século, onde, como bem lembrou o leitor Alberto, "funcionam vários barzinhos temáticos, um melhor do que o outro."

O nome "Dragão do Mar" é uma homenagem a um pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Aos que estiverem em Fortaleza, ou passarem por lá, fica a dica de uma ótima opção de passeio.

Obs: reserve mais de um dia para visitar o Dragão do Mar. São tantas possibilidades que uma única ida é incapaz de contemplar tudo.


2 comentários:

Alberto disse...

Parabéns pelo post!
O Centro Cultural Dragão do Mar é tudo isso que você escreveu, só faltou mencionar a atração principal.
Nos casarões centenários que você citou funcionam vários barzinhos temáticos, um melhor do que o outro. Atualmente esse é o centro da vida noturna da cidade, já que o Dragão do Mar fica posicionado estrategicamente no meio de uma área que concentra ótimos restaurantes, boites e casas de show, além de ficar a apenas 200 metros da Praia de Iracema, uma das mais bonitas e movimentadas da cidade de Fortaleza.

Se forem a Fortaleza, não deixem de experimentar o chopp de vinho do Bar do Bexiga (no máximo 2 copos, eu avisei! :D) e a segunda-feira do Pirata Bar, imperdível!

Daniel disse...

Valeu pelo comentário Alberto! Até modifiquei o post para incluir a fundamental lembrança que você nos trouxe.

Related Posts with Thumbnails