18 de fev. de 2012

Marquês de Sapucaí

Em tempos de carnaval, muito se fala da famosa Marquês de Sapucaí, avenida-palco do carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas pouco se fala sobre o nome que batiza a avenida e é tão repetido.

Cândido José de Araújo Viana, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Sapucaí, nascido em Nova Lima (MG), foi um juiz de fora, desembargador e político brasileiro.

Foi ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853.

Bacharel em direito, foi deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação.

Em 1839, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de D. Pedro II; posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel. Como Ministro do Império no segundo Gabinete conservador (1841-1843), referendou a lei que dava aos senadores o solene tratamento de "Sua Excelência".

Condecorado como dignitário da Imperial Ordem de Cristo e da Rosa, além de grã-cruz da Ordem da Torre e Espada e da Legião de Honra. Recebeu do imperador o título de visconde em 1854 e de marquês em 1872. Era do Conselho de Sua Majestade, Gentil-Homem da Imperial Câmara e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.


Em relação à etimologia da palavra Sapucaí, o termo oriundo do tupi que significa "água da sapucaia", através da junção dos termos ïasapuka'i ("sapucaia") e 'y ("água").

Ah, e para aqueles que não são do Rio ou apenas conhecem o carnaval de lá pela tv, é comum uma ligeira confusão. Marquês de Sapucaí é o nome da avenida onde se localiza o Sambódromo. O mesmo na verdade se chama Passarela Professor Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails