18 de ago. de 2011

Frases antológicas: Glauber Rocha

Glauber de Andrade Rocha foi um cineasta brasileiro e também ator e escritor. Entre seus principais filmes destacam-se "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "Terra em Transe" e "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro".


Frases:

"A Arte é a dimensão anárquica da matéria onírica"

"A violência é um resíduo apocalíptico do machismo"

"Sou famosíssimo e paupérrimo."

"Acho que é uma função digna do cinema mostrar o homem ao homem"

"O Estado é mais forte que o Poeta "

"A verdade revolucionária está com as minorias"

"O que interessa é a criação. A linguagem estabelecida, em qualquer arte, cansa."

"A literatura não me liberta da solidão."

"...a câmera é um olho sobre o mundo"

"A Arte é tão difícil como o amor."

"A História é feita pelo povo e escrita pelo poder"

"A função do artista é violentar"

"O público normalmente vomita sua imagem refletida"

"O país precisa de poetas"

"A câmera é um objeto que mente"

"Ainda faremos filmes feios "

"O verbo é ideológico e hoje em dia não há mais fronteiras geográfica."

"Estão confundindo minha loucura com minha lucidez"

"Vou viver a fase da luz e depois morrer"

"Falo muito e às vezes digo algumas besteiras"

"Minha alma deseja a revolução e minhas mãos trabalham para a revolução. Porém o que é revolução ? Uma revolução é a mudança total das leis naturais e sociais. Uma revolução só pode se realizar quando a morte vence a vida, porém ao mesmo tempo a morte é o nada e o nada é contra-revolucionário".

"Sem linguagem nova não há realidade nova."

"Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão"

"A imagem, rigorasamente, deve ser um vocábulo, e o cineasta deve escrever com imagens"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails