31 de mai de 2011

Utilidade Pública: Notas manchadas

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.

A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.

Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.

Quem, mesmo de boa fé, aceitar uma nota manchada, ao repassá-la pode ser considerado suspeito de roubo à caixa eletrônico. E até provar o contrário... Melhor evitar esse tipo de problema.

Um comentário:

MClara disse...

Mas não há limites para a malandragem, né: notas literalmente lavadas são a novidade do mercado...
Deveriam canalizar todo o esforço para algo útil, isso sim!!!

Related Posts with Thumbnails