12 de nov. de 2010

Você é o que você come

Tenho uma tia que sempre tem a solução para qualquer tipo de problema de saúde. E essa solução sempre passa pela ingestão de algum alimento. "Comer tal coisa é bom para o fígado. Comer aquilo é bom para os olhos. Comer não sei o que é ótimo pra pele." Acontece que boa parte destes conselhos tem razão de ser, como já demonstra a medicina/nutrição.

Descubra agora como a ingestão de certos alimentos pode lhe auxiliar na resolução de certos problemas.


DIFICULDADE DE PERDER PESO

Para perder peso seu organismo precisa de ácidos graxos essenciais e vitamina A. Você pode consegui-los através da ingestão de semente de linhaça, cenoura e salmão.


RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

A retenção é provocada por um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio. Para corrigir este desequilíbrio alimente-se com água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga e coentro.


COMPULSÃO A DOCES

Esta compulsão pode ser motivada pela falta de cromo. Para consegui-lo alimente-se com cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre e cenoura.


CÂIMBRA E DOR DE CABEÇA

Causadas pela falta de potássio e magnésio. Não sei se já perceberam mas muitos atletas consomem banana durante competições justamente para evitar câimbras. Alé da banana também são úteis a cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.


DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL

Pode ser resultado da falta de lactobacilos vivos. Ao ouvir isso me lembro imediatamente do Yakult, mas além deste podem ajudar também a coalhada, iogurte e similares.


MEMÓRIA RUIM

Pode ser que você precise de acetil colina, inositol. Nomes estranhos né? Basta saber que conseguira-los através da lecitina de soja ou da simples gema de ovo.


HIPOTIREOIDISMO

Esse aprendemos no colégio. O que falta é o iodo, presente no sal que consumimos domesticamente. Mas se você não pode consumir sal por algum motivo, algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, além de peixes de água salgada, podem ser uma solução.


CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS

Neste caso falta o famoso colágeno, obtido facilmente em peixes, ovos, carnes magras e gelatina.


FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR

Além das vitaminas A, C, e E, falta também o ferro. Em geral, verduras, frutas e carnes magras suprem essa carência.


COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS

Para ambos o que falta são os Ômega 3 e 6. De cara pensamos em peixes, como os ricos sardinha e salmão, mas podem ser obtidos também através do abacate e do azeite.

Um comentário:

Mari disse...

Um socio-nutrólogo!!! é um talento mesmo esse menino, né?!

Related Posts with Thumbnails