28 de out. de 2010

Frases antológicas: Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.

Entre suas obras destacam-se "A menina do narizinho arrebitado", "Urupês", "Cidades mortas", "Ideias de Jeca Tatu", "Mr. Slang e o Brasil", bem como toda a coleção do "Sítio do Pica-Pau Amarelo".

Frases:

"De escrever para marmanjos já me enjoei. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."

"Erro pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."

"Eu me acho capaz de escrever para os Estados Unidos por causa do meu pendor para escrever para crianças. Acho o americano sadiamente infantil."

"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira — mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum."

"O livro é uma mercadoria como outra qualquer; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. Se o livro não vende é porque ele não presta".

"Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

"Quem morre pelo seu país vive eternamente."

"No Brasil subtrai-se; somar, ninguém soma."

"Progresso amigo, tu és cômodo, és delicioso, mas feio..."

"Se quer viver feliz na América, não se mostre duro com os cães - nem desrespeitoso para com a americana. São dois dogmas muito sérios."

"Um país se faz com homens e livros. Minha visita aos monumentos de George Washington e Lincoln provou-me que a América tinha homens. Ter homens, para um país, é ter Washingtons e Lincolns, forças tão marcantes que sobre sua obra não pode a morte."

"Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras."

"A coisa que menos me mete medo é o futuro."

"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos."

"A mulher não é inferior nem superior ao homem. é diferente. No dia em que compreerdemos isso a fundo, muitos mal-entendidos desaparecerão da face da terra."

"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."

"O verdadeiro amigo de um pintor não é aquele que o entontece de louvores; mas sim o que lhe dá uma opinião sincera, embora dura, e lhe traduz chãmente, sem reservas, o que todos pensam dele por detrás."

"O certo em literatura é escrever com o mínimo possível de literatura. A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me."

3 comentários:

_ disse...

E ainda querem vetar uma obra de Lobato por não entenderem o contexto histórico... "Que país é esse?"

Eduardo disse...

Gosto muito desses posts de frases, principalmente quando são de brasileiros.
Queria deixar uma dica, frases de Renato Russo.

Daniel disse...

Pois é Marcos, as vezes me pergunto o mesmo...

Valeu pelo comentário Eduardo! Sugestão anotada!

Related Posts with Thumbnails