13 de set. de 2010

Disco da semana - Vamo Batê Lata

"Vamo Batê Lata" (1995) - Os Paralamas do Sucesso


Faixas:

1. "A Novidade"
2. "Dos Margaritas"
3."Vamo Batê Lata"
4."Alagados"
5."Caleidoscópio"
6."Meu Erro/Soul Sacrifice"
7."Trac-Trac"
8."O Rio Severino/Paraíba"
9."Lanterna dos Afogados"
10."Um a Um"
11."Você/Gostava Tanto de Você"
12."O Beco"
13."Romance Ideal"
14."Não Estrague o Dia/ Sol e Chuva"


Em 1995, a banda Os Paralamas do Sucesso, formada por Herbert Vianna (vocal e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), lançou seu segundo álbum ao vivo, "Vamo Batê Lata". Geralmente opto por não colocar no "disco da semana", álbuns ao vivo ou coletâneas. As exceções ficam por conta de discos que se tornam extremamente marcantes, que trazem consigo um diferencial. Esse é o caso de "Vamo Batê Lata".

São ao todo 14 faixas, uma seleção que contempla clássicos da banda ao longo de toda sua carreira até então. A imensa maioria destas faixas dispensa apresentação. Então faremos apenas alguns comentários.

O disco começa bem com "A Novidade", parceria dos Paralamas com Gilberto Gil. Segue com duas faixas menos conhecidas, "Dos Margaritas" e "Vamo Batê Lata", ótima faixa que dá nome ao disco.

"Alagados" e "Caleidoscópio", dois grandes sucessos dos caras, vêm logo na sequência, assim como "Meu Erro" que vem acrescida de um trecho de "Soul Sacrifice" de Santana. "Trac Trac", canção de Fito Paez e bem sucedida com os Paralamas fecha esse bloco.

O álbum segue com "O Rio Severino" que traz consigo "Paraíba", do mestre Luiz Gonzaga. Em seguida "Lanterna dos Afogados" e "Um a Um", pérola de Edgard Ferreira.

A faixa 11 traz "Você" de Tim Maia e "Gostava Tanto de Você" de Edson Trindade, que deveriam ter nascido assim, juntas, tamanha a perfeição com que se completam.

"O Beco" e "Romance Ideal", mais duas faixas autorais dos Paralamas abre espaço pra "Não Estrague o Dia" de Herbert, casada com "Sol e Chuva", de Alceu Valença.

Estas mesclas com canções de outros artistas dá um toque especial à canções já conhecidas do grupo.

Como se não bastasse o álbum ainda traz um incrível bônus. Um EP com quatro canções: "Uma Brasileira", "Saber Amar", "Luís Inácio" e "Esta Tarde". Quatro excelentes canções!

Um excelente registro ao vivo somado à um bônus que com apenas 4 canções supera muitos dos discos lançados atuamente. Este é "Vamo Batê Lata".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails