5 de jul. de 2010

Disco da semana - Rappa Mundi

"Rappa Mundi" (1996) - O Rappa

Faixas:

1."A Feira"
2."Miséria S.A."
3."Vapor Barato"
4."Ilê Ayê"
5."Hey Joe"
6."Pescador de Ilusões"
7."Uma Ajuda"
8."Eu Quero Ver Gol"
9."Eu Não Sei Mentir Direito"
10."O Homem Bomba"
11."Tumulto"
12."Lei Da Sobrevivência"
13."Óia O Rapa"



Em 1996 O Rappa lançava seu segundo álbum, "Rappa Mundi". Na época a banda era formada por Falcão (vocal e guitarra), Marcelo Yuka (bateria), Xandão (guitarra), Marcelo Lobato (teclados) e Lauro Farias (baixo).

O álbum nasceu da feliz união de composições próprias dos membros da banda e de outros nomes importantes da música. A primeira faixa, "A Feira", apresenta a noção do rapa, termo usado para designar fiscais que apreendem mercadorias do comércio informal. Segue em alto nível com "Miséria S.A", composição de Pedro Luís (e a Parede) que consegue criar a imagem perfeita dos vendedores/pedintes que embarcam diariamente em ônibus de todo o país.

"Vapor Barato", consagrado na voz de Gal Costa, é atualizada e ganha novos ares através da voz de Falcão. De Paulinho Camafeu a banda resgatou a pérola "Ilê Ayê", uma das melhores composições do disco.

"Hey Joe", famosa na voz de Hendrix, ganha letras em português e participação de Marcelo D2. Não supera a original mas se sai bem. A faixa 6, "Pescador de Ilusões", é daquelas músicas que é subestimada no lançamento do disco mas que anos depois é redescoberta pelo público. Grande letra e arranjo.

Seguem-se quatro composições da própria banda:"Uma Ajuda", "Eu Quero Ver Gol", "Eu Não Sei Mentir Direito" e"O Homem Bomba". Todas composições interessantes que compõem bem o álbum. Seria incrível se terminasse por aqui. Entretanto o álbum ainda traz "Tumulto" e "Lei Da Sobrevivência" que não conseguem manter a pegada do álbum.

A última canção, "Óia O Rapa", composta por Lenine e Sérgio Natureza, retomam a temática da faixa 1, fechando assim um ciclo, o Rappa Mundi. Um dos melhores álbuns produzidos na segunda metade dos anos 90.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails