19 de jul. de 2010

Disco da semana - Paranoid

"Paranoid" (1970) - Black Sabbath


Faixas:

1."War Pigs"
2."Paranoid"
3."Planet Caravan"
4."Iron Man"
5."Electric Funeral"
6."Hand of Doom"
7."Rat Salad"
8."Fairies Wear Boots"







"Paranoid" é o segundo álbum do Black Sabbath, a época formado por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).

Um som forte, bem peculiar, tanto pelo vocal de Osbourne como pela guitarra de Iommi. Esse é o Sabbath de "Paranoid" O disco impressiona logo de cara com duas faixas que se tornaram emblemáticas do trabalho da banda: "War Pigs" e "Paranoid".

A primeira alterna momentos mais lentos com outros mais velozes. A segunda já segue um ritmo mais forte desde o início. Se ouviu até ali e gostou, siga sem medo até o final do disco. Não irá se decepcionar.

"Plante Caravan" é outra boa faixa, mas ofuscada por estar entre "Paranoid" e talvez o maior sucesso do álbum, "Iron Man". Seu riff inicial é um dos mais conhecidos e emulados na história do rock. No vinil fecha o lado A em altíssima voltagem!

Pra quem conhece pouco de Sabbath, o lado B traz canções menos conhecidas, e muitas vezes completamente ignoradas. Entretanto "Electric Funeral", "Hand of Doom", "Rat Salad" e "Fairies Wear Boots" também apresentam grande qualidade, propiciando a "Paranoid" uma grande qualidade do início ao fim.

Adquiri meu disco em plena véspera de carnaval, há uns dez anos ou mais. Comprei por causa de "Iron Man". Percebi que Sabbath era muito mais do que isso.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails