22 de jun. de 2010

Nome ou marca?

Diariamente utilizamos produtos que identificamos por um nome simples, conhecido por todos. É assim com o Bom Bril, Cotonete, Gillette... Acontece que todos estes nomes na verdade são marcas que de tão difundidas acabaram se tornando sinônimos do produto.


Vamos ver alguns casos semelhantes, a começar pelos três citados acima:

Bom Bril – Nada mais é do que a chamada esponja de aço. Mas quase ninguém chama assim. O comum é falar Bom Bril, mesmo que seja da Assolan!

Cotonete - “Cotonete” é uma marca criada pela Johnson & Johnson. O nome correto é haste flexível. Situação semelhante a do Bom Bril... Ninguém pede uma haste flexível.

Gillette - Lâmina de barbear criada pelo americano King Camp Gillette. Daí o nome.

Maizena - Essa eu já havia ouvido falar, mas não me lembrava... Até em programas de culinária é comum ouvirmos a cozinheira citar Maizena e não amido de milho. Maizena é uma marca do grupo Unilever.Xerox - Nome de uma empresa que produz, entre outras coisas, as famosas máquinas de foto-cópia.

Modess - Mais uma marca da Johnson & Johnson que em muitos casos se tornou sinônimo do produto, o absorvente higiênico.

Band-Aid – A Johnson & Johnson deve ter uma divisão bem remunerada pra criar esses nomes-marcas. Band-Aid é mais um, sinônimo de curativo adesivo.

Miojo – Assim como o Bom Bril, é comum ouvirmos alguém pedir o Miojo da marca tal, sendo que Miojo é a marca de macarrão instantâneo da Nissin.

Jipe - Nem todo carro off-road pode ser chamado de Jipe, pois trata-se de uma marca e não tipo de carro. Bem, isso na teoria...

Chiclets - A marca da Adams para o verdadeiro nome do produto “Goma de Mascar”. Mais um caso de marca que virou sinônimo. NINGUÉM compra goma de mascar! Ninguém!


Agora os quatro "casos" que mais me surpreenderam:


Catupiry - Podia jurar que catupiry era um tipo de requeijão! Nada disso! É uma marca!

Fórmica - Apesar de não saber ao certo o que é fórmica, sempre achei que se tratasse de algo como azulejo, apenas um tipo de material. Ledo engano. Fórmica é uma marca criada pela empresa Formiline para seu laminado plástico para revestimentos.

Tênis - Esse é um caso peculiar. Tênis era uma marca que pertencia a empresa “São Paulo Alpargatas”. Entretanto esta perdeu o direito à proteção, ou seja, todas as marcas agora podem divulgar “tênis”.

Isopor – O responsável direto por este post. Ao ouvir de uma amiga que isopor era marca, veio o interesse pelo assunto. Na verdade o material que conhecemos como isopor é poliestireno expandido. “Isopor” é uma marca da empresa Basf!

3 comentários:

Fabi disse...

Acho que Sucrilhos e Chips também poderiam entrar nessa lista!

MClara disse...

Gramaticalmente são casos de Metonímia - a marca pelo produto.
Trata-se de uma Figura de Linguagem, que são artifícios da Língua Portuguesa.

O nome da marca passa a ser empregado como referência ao produto, ainda que este seja de outro fabricante.

Existem tantos, né? Poderia acrescentar o Leite Ninho, Danoninho, Leite Moça, Nugget (de engraxar sapato)...

Ah, e outra curiosidade: Ainda que a marca tenha consagrado a grafia com Z, vcs sabiam que o jeito certo de se escrever MaiSena é com S??
Pois é!!

Post muito divertido!!

Daniel disse...

Olá MClara! Obrigado pelos comentários que complementaram muito bem o post!

Metonímia! Sabia que tinha um nome pra isso! rs

Related Posts with Thumbnails