1 de jun. de 2010

Malas Prontas - São Paulo

Cidade - São Paulo - SP
Dica - Parque do Ibirapuera
Endereço - O parque é um polígono formado pelas avenidas Vinte Tres de Maio, Quarto Centenário, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral - Moema - São Paulo – SP.

O Parque do Ibirapuera em São Paulo reúne uma série de atrativos para os visitantes. Em primeiro lugar a ampla área verde do parque. Imensos gramados convidam ao piquenique, leitura de livro ou simples cochilo.

Para percorrer toda a extensão do Parque (1,584 km²) a melhor opção é a locação de uma bicicleta nas dependências do próprio Parque. Detalhe importante: em feriados e finais de semana de muito sol as bicicletas somem rapidamente e a espera por uma pode levar horas.

Além dos atrativos naturais, o Ibirapuera reúne uma série de equipamentos culturais interessantes. O primeiro deles é o Palácio das Indústrias, hoje Pavilhão Cicillo Matarazzo, atual sede da Bienal de São Paulo onde ocorrem exposições dos mais diferentes tipos.

Outra atração é o Pavilhão Japonês, uma réplica do Palácio Katura de Tóquio. Arquitetura japonesa pra'lem da Liberdade.

Seguindo para o circuito de museus temos o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que possui a mais importante coleção da América Latina especializada na produção ocidental do século XX. Conta com cerca de 8 mil obras - entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais - consistindo em um grande patrimônio cultural com decorrências nacionais e internacionais.

O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Conserva um acervo de aproximadamente 4 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.

Para fechar o circuito dos museus temos o Museu de Arte Moderna (MAM). Em sua coleção, podem encontrar-se telas de Anita Malfatti, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Emiliano Di Cavalcanti, José António da Silva, Joan Miró, Marc Chagall, Mario Zanini, Pablo Picasso e Raoul Dufy, entre outros. A maioria pertencera à coleção particular de Matarazzo e da esposa, a famosa Yolanda Penteado.

O Parque conta ainda com o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente chamado de Oca, é normalmente utilizado para abrigar grandes exposições; o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, que guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) mortos durante a Revolução de 1932, e de outros 713 ex-combatentes; o Monumento às Bandeiras é uma obra de arte executada pelo escultor Victor Brecheret; o Planetário Professor Aristóteles Orsini e, por fim, o Auditório Ibirapuera, edifício concebido para a apresentações de espetáculos musicais.

Uma visita a todas as atrações do Parque em um único dia é praticamente impossível. Recomenda-se que o visitante escolha um "foco" para seu passeio ser proveitoso.

Para mais informações sobre preços das atrações e horários de funcionamento acesse: Parque do Ibirapuera.

Um comentário:

http://bigsp.blogspot.com disse...

Excelente post. muito interessante para quem vem passear ou fazer turismo em São Paulo. Costumo promover passeios guiados de bicicleta no parque e aos domingos, pela ciclovia que vai até a marginal pinheiros.

Related Posts with Thumbnails