3 de jun. de 2010

Frases antológicas - Jorge Amado

Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.

Entre suas obras destacam-se: "Mar morto", "Capitães da areia", "Gabriela, cravo e canela", "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água", "Os pastores da noite", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Tenda dos milagres", "Teresa Batista cansada de guerra", "Tieta do Agreste" e "Tocaia grande"

Frases:

"A coisa pior que pode acontecer a um escritor é ficar cavando prêmios."

"Só na Bahia poderia se ver tanta gente festejando um homem que não é político, fazendeiro, rico, cardeal ou general."

"Um escritor aos 80 anos está começando a aprender a escrever."

"Sou filho da cultura popular da Bahia e da cultura francesa. Esta é uma das minhas misturas."

"Acho que o socialismo é o futuro. A queda do muro significou o fim de ditaduras medonhas, que existiam em nome do comunismo, mas não eram comunismo na realidade. Acredito no avanço do homem em direção a um futuro melhor."

"Nossas elites são, de fato, extremamente preconceituosas, não merecem grande atenção."

"A vida me deu mais do que pedi e mereci. Não me falta nada. Tenho Zélia e isso me basta."

"Não escrevi meu primeiro livro pensando em ficar famoso. Escrevi pela necessidade de expressar o que sentia..."

"Que prêmio a mais pode querer um escritor cuja obra é lida em mais de 30 idiomas."

"Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a literatura tem uma grande importância."

"Pode haver muita deficiência no livro de um jovem, mas haverá também nele uma coisa fundamental - a força da juventude."

"A juventude é um bem imenso que você não prolonga. A juventude se acaba, nem que você queira iludir-se com esse negócio de jovem de espírito. Jovem é jovem, ponto final."

"Nenhum crítico ensina ninguém a fazer romance."

"Hoje, ser de outra religião que não a católica é um negócio ótimo, você até pode ser proprietário de rede de televisão..."

"Quando você morre em um país sem memória, imediatamente eles te esquecem. Quando eu morrer, vou passar uns 20 anos esquecido."

"É necessário que os países do Primeiro Mundo entendam que é preciso preservar também cidades como Salvador, não apenas Roma ou Paris."

"Mas enquanto houver miséria, enquanto houver Terceiro Mundo, pode ter certeza, meu amigo, que não haverá paz no mundo."

"Para mim, o sexo sempre foi uma festa. Aos 82 anos, a festa é muito diferente do que era aos 20, aos 50, mesmo aos 60: é uma festa que é feita da experiência, do refinamento."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails