7 de jun. de 2010

Disco da semana - Samba Esquema Noise

"Samba Esquema Noise" (1994) - Mundo Livre S/A

Faixas:

1."Manguebit"
2."A Bola do Jogo"
3."Livre Iniciativa"
4."Terra Escura"
5."Saldo de Aratú"
6."Uma Mulher com W... Maiúsculo"
7."Homero, o Junkie"
8."Rios (Smart Dugs) Pontes e Overdrives"
9."Musa da Ilha Grande"
10."Cidade Estuário"
11."O Rapaz do B... Preto"
12."Sob o Calçamento (se Espumar é Gente)"
13."Samba Esquema Noise"



Quando se fala no movimento Mangue Beat a grande maioria das pessoas pensa imediatamente em Nação Zumbi e no lendário Chico Science. Entretanto se esquecem dessa excelente banda que também ajudou a definir esse criativo movimento de nossa música: Mundo Livre S/A.

"Samba Esquema Noise" é o primeiro álbum da banda, formada na época por Fred Zero Quatro (vocal, guitarra e cavaquinho), Fábio Malandragem (baixo), Tony Regalia (bateria), Bactéria Maresia (teclados e guitarra), Marcelo Pianinho (percussão) e Otto (percussão).

Para falar de cada uma das faixas deste disco fazendo justiça as mesmas seria necessário um blog inteiro. O disco é extremamente rico, de uma audição agradável. Talvez valha recomendar atenção para a faixa 12, "Sob o Calçamento (Se Espumar é Gente)", que contou com as participações de Gilmar Bola 8, Toca, Gira, Canhoto e Dengue (Nação Zumbi), de Paulo Miklos e Charles Gavin (Titãs) e de Nando Reis.

Um alerta para aqueles que esperam encontrar uma Nação Zumbi 2 ao ouvir o som do Mundo Livre: "Samba Esquema Noise" traz uma sonoridade completamente diferente da exibida pelos seus conterrâneos "zumbis". Uma bem acabada mistura de pop, rock, samba e variados ritmos regionais que resultou em um som único, que hoje serve de fonte pra boa parte dos novos músicos brasileiros.

Um disco aclamado pela crítica mas que não conseguiu seu espaço no mercado. Paradoxos da indústria fonográfica.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails