30 de abr. de 2010

Onde sobra espaço? E onde falta?

Quando penso nos locais mais densamente povoados da Terra imagino logo alguma cidade da China, Índia, Estados Unidos... Alguma das chamadas mega-cidades. Entretanto, em se tratando de densidade populacional, nenhum desses países aparece como resposta.

Comecemos por onde sobra espaço. O território menos povoado do mundo é a Groenlândia onde existe menos de um habitante por km2, ou mais exatamente 0,026 habitante, o que dá 40 km2 para cada um! Não tem idéia do que é isso? Pense em um campo de futebol. Na Groenlândia, há o equivalente a 5.714 campos de futebol para cada habitante.

Em contrapartida o país mais densamente povoado do mundo é Mônaco. São cerca de 21.812 habitantes por km2. Voltando à comparação com campos de futebol, se Mônaco tivesse o tamanho de um, haveria 152 pessoas dentro dele.

Mas esses números valem apenas quando falamos de país/território. Se incluirmos nesse cálculo as cidades, nenhuma supera a pitoresca Santa Cruz Del Islote, situada no caribe colombiano, simplesmente o local mais densamente habitado do mundo!

Nesta ilha existem 125.000 habitantes por km2! Voltando ao campo de futebol, se Santa Cruz tivesse o tamanho de um, haveria 875 pessoas dentro (quase 80 times de futebol).

O local é tão pequeno, que para "caber" mais gente, a igreja, o cemitério e o campo de futebol ficam na ilha vizinha.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails