30 de mar. de 2010

MP3, MP5, MP10? Entende melhor essa história

Vocês já devem ter se deparado com aparelhos eletrônicos vendidos aos montes por aí e que trazem em seu nome a sigla MP. Tudo começou com o MP3. Depois veio o MP4, MP5... Hoje já se fala até em MP12! Mas como surgiu tudo isso? E mais, é correto falar em MP5, 6, 7....?

MP3 - OuMPEG-1/2 Audio Layer 3 foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. A sua taxa de compressão reduz o tamanho do arquivo em cerca de 90%.O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana. Em suma, trata-se de um arquivo de áudio compactado. Acontece que os aparelhos que reproduzem tais arquivos ficaram conhecidos também pela alcunha de MP3 (inicialmente falava-se em MP3 Player). Geralmente eles possuem, ainda, rádio e gravador de voz.

MP4 – Surgiu como um "sucessor" do MP3 Player. Além de reproduzir músicas em MP3, Wma e tocar rádio, também reproduz vídeos.

MP5 – Além de tocar músicas e reproduzir vídeos, possui também câmera digital e jogos.

MP6 – Some a tudo o que vimos acima a função de telefone celular.

MP7 – Se o MP6 era também telefone, o MP7 possui TV digital.

A partir do MP8 os fabricantes começaram a aumentar a numeração, sem um padrão do que seria cada um. O que difere um do outro agora é o zoom, o flash, a resolução da câmera, o sistema utilizado e outras coisinhas. Mas tudo isso não passa de um grande equívoco, ou jogada de marketing.

Tais aparelhos ficaram conhecidos como MPX, onde X pode ser qualquer numeração acima de 3. Essa designação fajuta só é aplicada no Brasil e no Paraguai. Paraguai?! Por que será, hein?

Na verdade Mp4 refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4. MP5 é uma submetralhadora fabricada pela empresa alemã Heckler & Koch desde a década de 1960, padrão das principais unidades de operações especiais do mundo como SWAT e BOPE. O MP6 foi um microprocessador projetado pela Rise Technology para competir com a linha Pentium da Intel... Nada haver com os tais aparelhinhos eletrônicos...

Related Posts with Thumbnails