2 de mar de 2010

Malas Prontas - Brumadinho

Cidade - Brumadinho - MG
Dica - Centro de Arte Contemporânea Inhotim
Endereço - Rua B. Centro.


As três visitas que fiz ao Inhotim não me impedem de ficar embasbacada com a beleza daquele lugar toda vez que volto. Idealizado e fundado por Bernardo Paz, o Inhotim começou a ser delineado na década de 80, mas o projeto só foi concretizado em 2002. Mesmo assim, as visitas se restringiam ao público local. Somente no ano de 2006 que o museu abriu as portas para o grande público.

O espaço dedicado à arte contemporânea fica no município de Brumadinho (cerca de 60 km de Belo Horizonte) e conquista cada vez mais notoriedade. Isso é sentido no número de visitantes que em 2009 aumentou 40% em relação ao ano anterior, somando um total de 132.878 pessoas. Desde que foi inaugurado, o Inhotim já recebeu 336.561 visitações. Além do mais, o espaço conta com nove novas galerias e agora está aberto para visitas também durante às quartas-feiras.

O acervo de obras conta com grandes expoentes da arte contemporânea. Muitas galerias oferecem experiências únicas, como a famosa "Sonic Pavilion" de Doug Aitken que reproduz o som da terra. Ou as bolas espelhadas inituladas "Narcissus Garden Inhotim" de Yayoi Kusama que ficam no pavilhão Burle Marx.

Outra atração imperdível é a área verde do museu. Os jardins, aliás, são um capítulo à parte. O projeto inicial foi feito por Roberto Burle Marx, mestre do paisagismo, durante a década de 80. Com o decorrer dos anos houve modificações na ideia inicial que tornaram o Inhotim um espetáculo em termos paisagísticos.
Justificar
Quem ainda não foi não deve perder a oportunidade ter um ótimo passeio em Minas Gerais que vai além das cidades históricas. Dica: vá com roupas leves e sapatos confortáveis. E bom passeio!






Para mais informações acesse www.inhotim.org.br


*O ótimo texto de Antonia Pellerino publicado na revista Trip que me incentivou a escolher o Inhotim como tema deste Malas Prontas. Portanto, recomendo!



2 comentários:

CONGONHAS disse...

PARABÉNS PELO NOME E TAMBÉM PELA MATÉRIA SOBRE INHOTIM. SÓ FUI UMA VEZ(TENHO QUE VOLTAR MAIS UMAS MIL)E REALMENTE É ENCANTADOR.
POR FALAR NISTO, DIA 8,NO PROGRAMA STARD DO CANAL MULTISHOW, UM ESPECAIL SOBRE INHOTIM.
ABRAÇOS,MARILSON OTTONI.

Paula disse...

O Inhotim é sempre um bom passeio.

Obrigada por avisar sobre o programa, Marilson.


Abraço

Related Posts with Thumbnails