4 de mar. de 2010

Frases antológicas - Sócrates

Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão, Xenofonte e Aristóteles (Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.).

Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se a maiêutica, método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto.

Frases:

“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter”

“Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens”

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”

“Só sei que nada sei”

“O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo”

“O verdadeiro conhecimento vem de dentro”

“O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele”

“Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem”

“Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos”

“Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar”

“Não te contentes em admirar as pessoas bondosas. Imita-as”

“Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar”

“Deixe quem desejaria mudar o mundo mudar-se primeiro a si mesmo”

“Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade”

“É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo”

“A eloquência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes”


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails