20 de fev. de 2010

Olimpíadas de Inverno - Vancouver 2010

Quem anda acessando sites de notícias ou passeando pelos canais de televisão já deve ter se deparado com informes ou transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Vancouver, Canadá.

Curioso como as Olimpíadas de Inverno não conseguem ter a mesma repercussão de sua versão Verão. Pelo menos por aqui é assim. Muitos se lembrarão que as últimas olimpíadas (sem nem usar o termo verão) foram realizadas em Pequim, e antes em Atenas, Sidney, Atlanta, Barcelona, Seoul...

Agora pare, pense e tente se lembrar das quatro últimas sedes dos Jogos de Inverno. Conseguiu? Bem, antes de Vancouver tivemos jogos em Turim, Salt Lake City, Nagano e Lillehammer. Eu mesmo só me lembrava de Nagano. Lillehammer nem sabia onde ficava!


E se formos pensar nos esportes praticados nos Jogos de Inverno?! Ok, temos esqui, hóquei, patinação, snowboard, trenó, (esse eternizado pelo filme "Jamaica Abaixo de Zero). Bem, mas sabiam que são 4 tipos de esqui? Três tipos de trenó? 3 tipos de patinação?

Assistindo ontem à transmissão me deparei com o Skeleton, uma modalidade de trenó onde o concorrente se joga de frente em uma pista cheia de curvas, lembrando um toboágua, e chega a atingir 140 km/h! Para protegê-lo apenas um capacete e o uso dos pés como freio! Incrível a coragem dos participantes e o controle que conseguem do trenó.

Outra modalidade "diferente" é o Curling, que consiste em um lançamento rasteiro de um grande objeto (não descobri o nome) tentando fazer com que ele pare em uma área determinada. Como
o atrito no gelo é menor, fazer o objeto parar por si só seria extremamente difícil. Assim outra parte da equipe sustente objetos que lembram vassouras e ficam "varrendo" o gelo, com o objetivo de criar uma superfície menos lisa, aumentando o atrito e, finalmente, detendo o objeto lançado.

Outras modalidades como a patinação artística, o snowboard e os saltos de esqui são mais convencionais. O certo é que acompanhar as transmissões dos jogos (tv aberta via Record) pode ser um programa legal.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails