1 de fev. de 2010

Disco da semana - As Quatro Estações

"As Quatro Estações" (1989) - Legião Urbana

Faixas:

1."Há Tempos"
2."Pais e Filhos"
3."Feedback Song for a Dying Friend"
4. "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto"
5."Eu Era um Lobisomem Juvenil"
6."1965"
7."Monte Castelo"
8."Maurício"
9."Meninos e Meninas"
10."Sete Cidades"
11."Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar"





"As Quatro Estações" é o quarto álbum da Legião Urbana, sendo o primeiro sem o baixista Renato Rocha, restando na banda Dado Villa-Lobos (guitarras, violões e baixo), Renato Russo (voz, baixo, guitarras, violões e teclados) e Marcelo Bonfá (bateria).

Talvez este seja o mais bem sucedido álbum da banda, a julgar pelo número de canções que se tornaram clássicos em seu repertório. A começar por "Há Tempos", que abre o disco com brilhantismo. Segue-se a criativa "Pais e Filhos". Quem nunca reconheceu a fala de seus pais, filhos ou própria nos versos escritos por Renato?

Surge então a canção "Feedback Song For a Dying Friend". Escrita em inglês, é uma homenagem a Cazuza, que sofria de Aids, doença que viria a matá-lo no ano seguinte e a Russo em 1996.

"Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto" é outra canção que se tornaria clássica. Letra simples mas convincente. "Eu Era um Lobisomem Juvenil" surpreende pela levada contagiante.

"1965" traz um ar um pouco mais politizado ao disco ao mencionar a prática da tortura. Já "Monte Castelo" leva para outro lado. Sua letra é uma adaptaçãode trechos da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia cristã, e mesclada a trechos de um soneto de Luís Vaz de Camões.

A homossexualidade surge como pauta nas duas canções seguintes: "Maurício" e "Meninos e Meninas", senda a última, ao meu ver, uma das melhores letras da banda em toda a carreira.

O disco fecha com as regulares "Sete Cidades" e "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar".



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails