11 de jan. de 2010

Disco da semana - Led Zeppelin IV

"Led Zeppelin IV" (1971) - Led Zeppelin

Faixas:

1."Black Dog"
2."Rock and Roll"
3."The Battle of Evermore"
4."Stairway to Heaven"
5."Misty Mountain Hop"
6."Four Sticks"
7."Going to California"
8."When the Levee Breaks"








O disco apresentado nesta semana na verdade não possui um título. "Led Zeppelin IV" é uma maneira usual de se referir a este trabalho, a quarta gravação em LP da banda. Também é chamado de "Four Symbols", por conta dos quatro símbolos desenhados no LP. Cada um foi escolhido por um dos membros da banda na época: Robert Plant (vocais), Jimmy Page (guitarra), JohnPaul Jones (baixo) e John Bonham (bateria). A propósito, estes são os símbolos.

O disco começa com "Black Dog" que logo de cara mostra toda a força da voz de Plant, pra em seguida surgirem avassaladores Page, Jones e Bonham. "Rock and Roll" dá continuidade à pegada de "Black Dog". Mais acelerada, levanta o astral do disco.

Pra quem nunca ouviu Led Zeppelin, após as duas primeiras canções pode logo concluir. "Ok, entedi. Isso é Zeppelin". Ledo engano. Zeppelin é mais, como "The Battle For Evermore" demonstra. O primeiro tema acústico do álbum prepara terreno para a clássica "Stairway to Heaven".

Um capítulo à parte, "Stairway..." conta com mais de 8 minutos. Sua introdução é facilmente reconhecida, tornando-se uma das marcas da banda. Mais da metada da canção traz Plant quase que declamando a letra, acompanhado por uma melodia lenta e em certa medida triste. De repente tudo muda. O Zeppelin das duas primeiras faixas ressurge com força total para dar à "Stairway..." um fechamento brilhante. Na versão em LP, findava aqui o Lado A.

O que seria o Lado B começa com a divertida "Misty Mountain Hop". Em seguida surge a potente "Four Sticks", que encaminha para mais uma bela faixa acústica: "Going to California".

O disco termina com "When the Levee Breaks", canção que tem logo em seu início uma formidável linha de bateria. Plant só aparece lá pelas tantas pra entoar seus agudos enquanto o restante da banda, de competência técnica inegável, encaminha o disco para seu final.

Sem dúvida um grande disco. Audição indispensável pra quem gosta de boa música.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails