4 de jan. de 2010

Disco da semana - Catch a Fire

"Catch a Fire" (1973) - Bob Marley and the Wailers

Faixas:

1."400 Years"
2."Baby We've Got A Date"
3."Concrete Jungle"
4."Kinky Reggae"
5."Midnight Ravers"
6."No More Trouble"
7."Slave Driver"
8."Stir It Up"
9."Stop That Train"







Um grande disco de reggae. Essa pode ser a melhor definição para "Catch a Fire", primeiro álbum do grupo Wailers trazendo à frente o nome de Bob Marley. A banda era então formada por Bob Marley (guitarra e vocais), Peter Tosh (orgão, guitarra, piano e vocais), Bunny Wailer (bongos, conga e vocais), Aston "Family Man" Barrett (baixo e guitarra), Carlton "Carlie" Barrett (bateria), John "Rabbit" Bundrick (teclados) e Wayne Perkins (guitarra).

"Catch a Fire" traz canções consistentes, o que não surpreende se observarmos os nomes por trás delas. Marley foi o compositor de oito das nove faixas do disco. A outra ("Stop That Train") foi composta por Peter Tosh, outro grande nome do reggae jamaicano. Algumas se tornariam marcos da carreira de Marley como "Concrete Jungle", "Stir It Up" e "No More Trouble".

O disco que apresentamos aqui corresponde ao lançado em todo o mundo. Houve uma outra versão inicial, lançada na Jamaica, com as mesmas músicas, porém com ordem diferente.

Uma mesma pegada do início ao fim marca a audição de "Catch a Fire". Um registro do ápice criativo do reggae jamaicano, com letras de cunho social bem trabalhadas e melodias bem elaboradas.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails