26 de dez. de 2009

As McCuriosidades

Já ouvi de muitas pessoas que a cadeia de lanchonetes McDonalds, em suas lojas na Índia, não serviria hamburger bovino, em respeito a sacralidade da vaca naquele país. A informação procede e não é a única "adaptação" da rede que atua em quase todo o mundo. Lançamentos com a cara de cada país são uma constante.

Na Colômbia existe o McPollo Guacamole, uma espécie de McChicken com abacate. Será que combina?

Em Israel, 17 lanchonetes preparam a comida de acordo com leis judaicas e as lojas fecham aos sábados. Entre as opções está o McShuarma: pão sírio, hambúrguer de peru e salada.

A McDonalds do México vende burritos e tacos, enquanto a de Portugal possui um menu de sopas. Sete ao todo, uma para cada dia da semana, dentre as quais estão a de legumes e feijão branco. Ainda em portugal, encontra-se o "McNugget Português". Conhecido como McMarins consiste em pedaços de bacalhau empanados.

Na Índia, como não utilizam hamburger bovinos, o que vale é a criatividade, como no McAloo Tikki, que no lugar do hambúrguer, tem um recheio de batata com ervilha, tomate, cebola, maionese vegetariana e molho apimentado. Lembrando que nas lojas indianas existem hamburgeres de peixe e frango.

Na China o diferencial é o McRice, pão de hambúrguer, salada e um hambúrguer feito de arroz

Conhecido na Arábia Saudita como McArabia Kofta esse sanduíche é composto por pão sírio, dois hambúrgueres de carne bovina, alface, tomate, cebola e molho tahena.

4 comentários:

_ disse...

Também sei outra adaptação: na Turquia, existe um McDonald's dentro do estádio do Fenerbahce, mas ele tem as cores preto e branco porque o maior rival deste clube é o Galatasaray - que possui as cores vermelha e amarela...

Daniel disse...

Nossa Marcos, dessa eu não sabia! Do jeito que os turcos são fanáticos por futebol, acho que uma McDonalds amarela e vermelha no estádio do Fenerbahce não duraria muito tempo!

Anônimo disse...

Na China se bobear tem até hamburguer de cachorro... talvez até no Brasil... rsrs...

A Trilha Sonora disse...

É, eles tem que se adaptar a cada cultura. Há especialistas em cultura que dizem que isso mostra que o capitalismo não homogeinizante. Não tanto quanto falam. Para eles a cultura local prevalece. Sei não...

Related Posts with Thumbnails