Nascido no Recife, Pernambuco, aos oito anos Romero Britto começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.
Já adulto largou a faculdade de Direito em Recife para ir morar em Miami. Durante o processo de busca de uma galeria onde pudesse expor sua arte, Romero começou a mostrar seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Depois chegou até a Steiner Gallery, em Bal Harbour, também na Flórida. Foi nessa galeria que Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos a entusiastas da arte do mundo inteiro. O traço pop de Romero encantava pela simplicidade e ao mesmo tempo beleza. Suas obras pareciam tão simples mas ao mesmo tempo extremamente originais.
Nesse período, Romero iniciou uma parceria com uma loja que vendia móveis artísticos em Coral Gables, Coconut Grove e Bayside Marketplace, em Miami. Estas lojas começaram a vender suas obras. Sr. Mato, o dono das lojas, ficou tão entusiasmado com as vendas das obras do jovem Romero que decidiu assinar um contrato de aluguel de curto prazo, no então famoso Mayfair Shops, em Coconut Grove.
Foi no estúdio de Mayfair que Michael Rouxconvidou Romero para criar uma pintura para ser usada em uma nova campanha publicitária da Absolut Vodka. Trabalharam nesta campanha artistas pop muito conhecidos e conceituados como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha. Romero Britto foi o quinto artista a ser contratado pela Absolut Vodka. Os anúncios publicitários apareceram nas mais importantes revistas da América.
Seguindo a trajetória da Absolut, empresas de renome como a Grand Manier, Pepsi Cola, Disney, IBM e outras interessadas em cultura popular passaram a incorporar as coloridas pinturas de Romero Britto em seus projetos especiais.
Hoje Romero Britto é um dos artistas brasileiros mais conhecidos no mundo, com obras espalhadas pelos cinco continentes.
2 comentários:
Rapaz, Pernambuco é um estado que fervilha cultura. Sempre surge algum artista como Lenine, Chico Science e o prórpio Romero Britto. Terra do melhor carnaval do mundo, Recife representa muito bem o quão bonita é a cultura e a arte brasileira!
Abraços, Robson
www.atrilhasonora.blogspot.com
Caro Robson, sou neto de um pernambucano de Olinda e tive a oportunidade de conhecer o estado de meu avô em 2001. Depois retornei em 2004 e 2007. Adoro essa terra. Realmente um lugar que fervilha cultura... E olha que você só citou Lenine, Chico e Romero... poderíamos citar nomes um dia inteiro!
Abs
Postar um comentário