O post de frases desta semana seria dedicado a outra pessoa. Entretanto resolvi alterá-lo e dedicar o post a Claude Lévi-Strauss, falecido no último sábado.
Lévi-Strauss foi um dos maiores antropólogos de todos os tempos, considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.
Na década de 30, mais precisamente de 1935 a 1939, Lévi-Strauss lecionou sociologia na recém-criada Universidade de São Paulo, juntamente com uma leva de professores franceses, entre eles: sua mulher Dina Lévi-Strauss, Fernand Braudel, Jean Maugüé e Pierre Monbeig.
Entre suas obras destacam-se: "As estruturas elementares do parentesco", "Raça e História", "Tristes Trópicos", "Antropologia Estrutural", "Toteísmo hoje", "Pensamento selvagem" e "O cru e o cozido".
Frases de Lévi-Strauss:
"Eu me vejo assim: um viajante, um arqueólogo do espaço, tentando em vão restaurar o exótico com o uso de partículas e fragmentos."
"Escrever é um sofrimento."
“Como etnólogo, só posso constatar que o mundo contemporâneo perdeu a fé em seus próprios valores. Sei que este não é nem o nosso problema principal, mas todos sabemos que, no final das contas, nenhuma civilização pode se desenvolver se não possui valores aos quais se agarrar profundamente. Acredito, por sinal, que nenhuma civilização possa sequer se manter na situação em que a nossa se encontra.”
“O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador.”
"O mundo começou sem o homem, e terminará sem ele."
"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas."
“Cada história é acompanhada por um número indeterminado de anti-histórias, cada uma das quais é complementar a outros.”
“A linguagem é uma razão humana que tem suas razões, e que o homem não sabe.”
“Nada se parece mais com o pensamento mítico que ideologia política.”
“A ciência por si só é incapaz de responder todas as perguntas e, apesar de seu desenvolvimento, ele nunca vai.”
“A humanidade está constantemente às voltas com dois processos contraditórios, um tende a criar um sistema unificado, enquanto o outro visa manter ou restaurar a diversificação.”
Um comentário:
Com certeza Lévi-strauss foi, é e sempre será o maior antropologo que eu ja conheci.
Fico feliz de ter conhecido um pouco de sua obra.
Postar um comentário