Karl Heinrich Marx foi um intelectual alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura, Geografia e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.
Entre suas principais obras estão: "Crítica da filosofia do Direito de Hegel", "A questão judaica", "Manuscritos econômico-filosóficos", "Teses sobre Feuerbach", "A Sagrada Família" , "A ideologia alemã" , "Manifesto comunista", "O 18 brumário de Luís Bonaparte" e "O Capital".
Frases de Karl Marx:
"Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas. O que importa é transformá-lo."
"A religião é o suspiro da criatura aflita, o estado de ânimo de um mundo sem coração, porque é o espírito da situação sem espírito. A religião é o ópio do povo."
"A ditadura do proletariado constitui-se na transição para atingir uma sociedade sem classes."
"De cada um, de acordo com suas habilidades, a cada um, de acordo com suas necessidades."
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado."
"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem... A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos."
"Reunião de homens livres trabalhando com meios de produção comuns e, dependendo, a partir de um plano combinado, suas numerosas forças individuais como uma única e mesma força de trabalho social."
"Na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta; na fábrica, ele é um servo da máquina."
"O Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia"
"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes".
"Os operários não têm pátria."
"Nós, comunistas, temos sido acusados de querer abolir a propriedade adquirida pessoalmente, fruto do próprio trabalho e do mérito pessoal. Falais da propriedade do pequeno burguês? Não precisamos aboli-la: o desenvolvimento da indústria já a aboliu e continua a aboli-la diariamente."
"Os comunistas não se rebaixam a ocultar suas opiniões e os seus propósitos. Declaram abertamente que os seus objetivos só poderão ser alcançados pela derrubada violenta de toda ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à idéia de uma revolução comunista. Nela, os proletários nada tem a perder a não ser suas prisões, tem um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!"
"Proletário de todos os países, uni-vos."
"As idéias dominantes de uma época sempre foram as idéias da classe dominante."
"Onde quer que tenha chegado ao poder, a burguesia destruiu todas as relações feudais, patriarcais, idílicas. Estilhaçou, sem piedade, os variegos laços feudais que subordinavam o homem a seus superiores naturais, e deixou subsistir entre os homens outro laço senão o interesse nu e cru, senão o frio 'dinheiro vivo'."
"Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário