6 de out. de 2009

Besouro

Mais um vez, graças ao quinto Beatle deste blog - Miguel - fomos à premiere do filme "Besouro", dirigido por João Daniel Tikhomiroff.

A cópia exibida era a 0, o que significa que o filme pode sofrer mudanças até seu lançamento oficial. Entretanto, pelo que pode ser visto, "Besouro" já é um filme pronto. E um ótimo filme.

Tikhomiroff conta, de forma romanceada, a história de Manoel Henrique Pereira (1895-1924), conhecido como Besouro Mangangá, Besouro Cordão de Ouro ou simplesmente Besouro, um lendário capoeirista da região de Santo Amaro, no recôncavo baiano. Muitos e grandiosos feitos lhe são atribuídos. Diziam que tinha o "corpo fechado" e que balas e punhais não podiam feri-lo e que sua destreza no jogo da capoeira era tamanha que parecia poder voar.

O filme apresenta ainda um pouco das relações sociais existentes no Brasil pós-abolição, como também da tradição do candomblé, trazendo à cena, inclusive, as figuras dos orixás Iansã, Ossain, Oxum e Ogum, protetores de Besouro.



As cenas de capoeira são um capítulo à parte. Impecáveis, realizadas com uma velocidade espantosa, acabam por criar momentos de grande beleza e vigor, onde o espectador acaba por se perguntar até onde é real e onde é efeito especial.

Com uma fotografia interessante e trilha sonora forte, na qual se destaca uma composição de Gilberto Gil em interpretação da Nação Zumbi, "Besouro" promete agradar ao público que gosta de bons filmes, gosta de ação, mas também procura enredo, profundidade.

O filme estréia nos cinemas no dia 30 de outubro.

Mais informações nos sites: http://www.besouroofilme.com.br/blog/ ou http://www.besouroofilme.com.br/

Se quiser saber mais sobre Besouro, procure o livro "Feijoada no Paraiso", de Marco Carvalho, no qual foi baseado o roteiro do filme.

3 comentários:

Miguel Arcanjo Prado disse...

O filme mexeu comigo. Forte. Duro. Direto e tão nossa alma. Nota dez.

Anônimo disse...

Sim... Excelente ver que o Brasil está fazendo filmes chineses de qualidade...

CapoeiraAG disse...

Besouro é um mito na capoeira. Até hoje é cantado nas rodas. Engraçado que filme tipo tigre o dragão o cara "voa" e todo mundo acha lindo. Rola isso num filme de capoeira e já vem gente meter o pau... Besouro, o animal, não foi feito pra voar, mas voa... como Manoel.

Related Posts with Thumbnails