30 de set. de 2009

O que é o Panóptico?

Idealizada pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham, esta estrutura foi elaborada na primeira metade do século XX a partir de um projeto da escola militar em Paris cujo conceito era facilitar a supervisão dos alunos. Bentham aprimorou essa idéia e criou o panóptico. A primeira aplicação aconteceu no plano judiciário através do projeto de uma prisão.

A estrutura do panóptico foi pensada para exercer um papel de controle social sobre os indivíduos. Trata-se de um edifício com várias celas, construído em formato circular, com um pátio no meio e uma torre ao centro. As celas podem ser vigiadas tanto do lado interno do prédio quanto pela parte externa, pois seu projeto foi elaborado de modo a permitir que o espaço seja inteiramente observável.


O funcionamento do panóptico ocorre da seguinte forma: "Na torre central deve-se colocar então um vigia e em cada cela trancafiar um condenado, louco, operário ou estudante: através do jogo de luzes, torna-se impossível ao detento, escolar ou psicótico saber se naquele ponto central está ou não alguém à espreita. Isolados, os condenados ou doentes ou os alunos são hora após hora, dia após dia expostos à observação dos mestres do panóptico, mas sem saber se a vigilância é ininterrupta ou não, quem os vê ou o que vêem. A incerteza da vigilância intermitente adestra"*. Dessa forma, o panóptico funciona como uma forma de vigia onipresente e, de acordo com Bentham, esse tipo de poder que é capaz de exercer o controle social de forma efetiva e sem violência física.

O conceito do panóptico gerou diversas discussões, dentre elas está a reflexão feita pelo escritor George Orwell em seu livro "1984" cujo inspetor é o Big Brother, um vigilante onipresente. Outra análise que circunda a idéia do panóptico foi trazida pelo filósofo Michel Foucault em sua obra "Vigiar e Punir" publicada em 1975, chamada de "O Panóptico de Foucault". O filósofo analisou a relação do poder da punição e da vigilância enquanto forma de controle dos indivíduos.

A idéia do panóptico é polêmica e gera diversas discussões ainda hoje. Seu projeto já foi adotado além das penitênciárias. Existem fábricas, escolas, instituições psiquiátricas, dentre outros prédios construídos segundo os princípios do panóptico.

2 comentários:

Gudim disse...

Big Brother!
WOW!!

Carlos disse...

Aqui no Rio tem um prédio que era um abrigo de mendigos que é nesse formato. Hoje em dia ele está quase abandonado e pertence a UFRJ sendo o Hospital São Francisco, está localizado na Presidente Vargas perto dos Correios.

Related Posts with Thumbnails