13 de ago. de 2009

Frases antológicas: Sun Tzu

Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de "A Arte da Guerra", famoso livro chinês sobre tácticas militares. Sun Tzu também foi um dos primeiros realistas no campo das ciências políticas.
Frases:

"Trate seus homens como seus filhos, e eles o seguirão aos vales mais escuros.Trate-os como filhos queridos, e eles o defenderão com o próprio corpo até a morte."

"um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados..."

"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

"qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica..."

"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota."

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."

"Quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja despreparado; quando próximo, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo."

"É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade."

"O principal objetivo da guerra é a paz."

"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força."

"Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo. Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque."

"Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele. Caso contrário, ele lutará até a morte."

"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização."

"Na arte da guerra, a melhor opção é tomar o país inimigo intacto. Esmagá-lo é apenas a segunda melhor opção."

"A vantagem estratégica desenvolvida por bons guerreiros é como o movimento de uma pedra redonda, rolando por uma montanha de 300 metros de altura. A força necessária é insignificante; o resultado, espetacular."

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse cara virou "o cara" pra um monte de administradores e executivos que aplicam as "técnicas" dele no mercado.

Related Posts with Thumbnails