2 de jul. de 2009

Frases antológicas: Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Frases de Gandhi:

"Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos."

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Onde está o motivo para as brigas?"

"Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício."

"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível."

"Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre."

"A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."

"Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos."

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."

"Sempre houve o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; nunca haverá o suficiente para a cobiça humana."

"O capital em si não é mau, mas o mau uso dele transforma-o num mal."

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."

"Divergência de opinião jamais deve ser motivo para hostilidade."

"Existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã"

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."

"Vocês podem me acorrentar, me torturar; podem até mesmo destruir meu corpo, mas nunca irão aprisionar a minha mente."

Um comentário:

Robson Sales disse...

Gandhi é o cara, não adianta!

Related Posts with Thumbnails