16 de jul. de 2009

Frases antológicas: Dostoiévski

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.

A obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de idéias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. Entre suas principais obras estão "O Idiota", "Crime e Castigo" e "Os Irmãos Karamazov".

Frases:

"Penso até que a melhor definição do homem seja: um bípede ingrato. Mas isto ainda não é tudo, ainda não é o seu maior defeito; o seu maior defeito é a sua permanente imoralidade."

"... o homem tem tudo nas mãos, e se deixa escapar tudo, é porque tem medo..."

"O que mais receamos é o que nos faz sair dos nossos hábitos."

"As coisas mais insignificantes têm, às vezes, maior importância e é geralmente por elas que a gente se perde."

"... a natureza corrige-se, emenda-se; se assim não fosse, ficava-se sempre amarrado a preconceitos. Sem isso, não haveria grandes homens."

"O erro é uma coisa positiva, porque, por ele, chega-se a descobrir a verdade."

"... para proceder com inteligência, a inteligência só não basta."

"O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza."

"A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais. Mente, que vais acabar atingindo a verdade."

"A situação mais simpática é aquela em que as pessoas não se envergonham umas das outras, mas agem franca e abertamente. E para quê enganar-se? É a mais vã e imprudente das ocupações."

"Existem amizades estranhas: um amigo chega quase a querer devorar o outro, os dois vivem a vida inteira assim, e no entanto não conseguem separar-se. Não encontram nem meio de separar-se: tomado de capricho e rompendo a relação, o primeiro adoece e talvez até morra se isso acontecer."

"O homem teme a morte porque ama a vida, e assim a natureza ordenou."

"Se queres vencer o mundo inteiro, vence a ti mesmo."

"Há coisas sobre as quais não só não se pode falar com inteligência mas é até falta de inteligência falar sobre ela."

"É como na religião: quanto pior vive um homem ou quanto mais desamparado ou mais pobre é todo um povo, mais obstinadamente ele sonha com a recompensa no paraíso!"

"Meu amigo, a verdade verdadeira é sempre inverossímil, você sabia? Para tornar a verdade mais verossímil, precisamos necessariamente adicionar-lhe a mentira."

"Há momentos, você chega a esses momentos, em que de repente o tempo pára e acontece a eternidadade."

"o homem mais sério pode fazer as perguntas mais surpreendentes."

"Para mim não existe idéia superior à de que Deus não existe. Tenho atrás de mim a história da humanidade. O homem não tem feito outra coisa senão invetar um deus para viver, sem se matar; nisso tem consistido toda a história do mundo até hoje."

"Pode-se dizer tudo a uma criança — tudo."

"É melhor ser infeliz, porém estar inteirado disso, do que ser feliz e viver sendo feito de idiota."

"O inferno é não confiar."

"Eu penso que se o Diabo não existe e foi simplesmente criado pelo homem, este fez à sua imagem e semelhança."


2 comentários:

Anônimo disse...

"Pode-se dizer tudo a uma criança — tudo." Fiodór, diga isso ao pessoal da classificação dos programas da TV!

Anônimo disse...

"É como na religião: quanto pior vive um homem ou quanto mais desamparado ou mais pobre é um povo,mais obstinadamente ele sonha com a recompensa no paraíso!", isso seria uma verdade fiodór se os judeus não fossem um dos povos mais ricos do mundo!!!

Related Posts with Thumbnails