23 de jul. de 2009

Frases antológicas: Clarice Lispector

Clarice Lispector, nascida Haia Lispector, foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise. Entre suas principais obras destacam-se "A Hora da Estrela", "Perto do Coração Selvagem", "Um Sopro de Vida", "Laços de Família" e "Felicidade Clandestina".

Frases:

"Fique de vez em quando sozinho, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa."

"Acho que sábado é a rosa da semana."

"O que me mata é o cotidiano. Eu queria só exceções."

"Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente."

"É uma infâmia nascer para morrer não se sabe quando nem onde".

"Perder-se significa ir achando e nem saber o que fazer do que se for achando."

"Não tenho medo nem das chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas. Pois eu também sou o escuro da noite."

"Aliás - descubro eu agora - eu também não faço a menor falta, e até o que escrevo um outro escreveria."

"Quem não é um acaso na vida?"

"Escrevo por ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens."

"Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por que dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma."

"Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir".

"Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la."

"O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo."

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."

"Nem todos chegam a fracassar porque é tão trabalhoso, é preciso antes subir penosamente até enfim atingir a altura de poder cair."

2 comentários:

Anônimo disse...

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada." - Como disse Cazuza, mentiras sinceras me interessam! Muito legais as frases dessa semana

Anônimo disse...

Uma das melhores frases até então

Related Posts with Thumbnails