6 de jul. de 2009

Disco da semana - Construção

A partir desta segunda-feira tentarei postar toda semana um tópico neste que será conhecido como "Disco da semana". Vários outros blogs fazem coisa semelhante, e sempre achei uma boa estas formas de indicação. Já descobri muitos artistas bacanas desta maneira.

A idéia aqui será, entretanto, um pouco diferente do habitual. A proposta é: ouça o disco inteiro. Muitos tem por hábito escutar apenas algumas canções dos discos que adquirem. Eu mesmo já fiz muito isso. Acaba que canções boas ficam lá, esquecidas, em um eterno "lado B". Portanto a proposta aqui é indicar a audição completa de um disco. Após isso, os que quiserem sintam-se a vontade pra dizer o que acharam: "gostei", "muito bom", "a música X é horrível" ou "o disco é uma m*!" O importante é a experiência de ouvir o disco como uma obra completa.

Além disso, nunca farei comentários que possam influenciar a opinião de vocês leitores, como , por exemplo, costumeiramente fazem os críticos: "O disco é mediano. Destaque para as músicas X, Y e Z". Isso acaba criando uma predisposição para uma audição mais atenta (e as vezes exclusiva) das tais músicas X, Y e Z.

É isso. Explicado o post, vamos ao disco da semana:

"Construção" (1971) - Chico Buarque

Faixas:

1. "Deus Lhe Pague"
2. "Cotidiano"
3. "Desalento"
4. "Construção"
5. "Cordão"
6. "Olha Maria (Amparo)"
7. "Samba de Orly"
8. "Valsinha"
9. "Minha História"
10. "Acalanto"

É possível ouvir o disco em várias rádios online. Também não é difícil encontrar arquivos do mesmo para download.

7 comentários:

Paula disse...

Idéia genial!

Fabi disse...

Eu acabei de ouvir o disco todo! Só conhecia a Cotidiano. Achei um disco muito bom! Deus lhe pague abre super bem o disco! Gente, virei crítica musical!

Octávio disse...

Cara, toda vez que escuto construção eu visualizo a cena do cara caindo da construção. Incrivel a descrição do C.Buarque

Anônimo disse...

Dues lhe pague ainda reaparece fechando a construção. Genial

Carlos Eduardo disse...

Disse a Paulinha que sua idéia é genial, completo eu gosto muito dos sóciologos, rs,rs,rs
mas é legal essa sua idéia de não comentar é exatamente o oposto dos meus posts sobre discos...é bom, pois essa coisa de critica, tipo faço qdo tenho tempo, no fundo é diletantismo, coisa para quem se diverte com esse tipo de análise.

Anônimo disse...

Esse disco é um classico da mpb

Anônimo disse...

ouvir DESALENTO é participar novamente da passeata dos cem mil e bater perna na cinelândia. saudade

Related Posts with Thumbnails